A Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) anunciou que vai realizar uma conferência sobre o setor do vinho, intitulada “Desafios e oportunidades para o setor do vinho – vem aí uma crise vitivinícola sem precedentes?”, na Aula Magna da Universidade Portucalense, no Porto, no próximo dia 19 de setembro, às 14h30.
Através de uma mesa-redonda, em dois painéis sucessivos, o evento contará com os Presidentes da Viniportugal, Frederico Falcão, do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Gilberto Igrejas – ainda a confirmar, da Andovi e da CVR Lisboa, Francisco Toscano Rico, da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões, da CVR Alentejana, Francisco Mateus e da CVR Beira Interior, Rodolfo Baldaia de Queirós.
Além disso, a conferência contara ainda com João Rebelo, professor universitário na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Vice-Presidente da EUAWE – European Association of Wine Economists, Anselmo Mendes. Marcará também presença no evento, António Sucena Cláudio, do Fórum Unidos pela Vinha de Portugal e a Subinspetora-Geral da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Filipa Melo de Vasconcelos.
A conversa será moderada pelo jornalista Manuel Carvalho, do Jornal Público, e haverá espaço no final para debate. O encerramento está a cargo do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
O setor do vinho atravessa “um momento de grande incerteza”, pelo que, a realização do evento tem como objetivo discutir os desafios que a fileira enfrenta atualmente.
De acordo com a ANCEVE, na última década, o setor do vinho tem tido “uma história de sucesso”, com as exportações a aumentarem em valor. No entanto, apesar do seu contributo para o PIB, a fileira enfrenta desafios significativos, “face à quebra e alterações dos padrões de consumo, à instabilidade do contexto internacional, à dificuldade em conseguir aumentar o valor acrescentado, à deficiente remuneração dos viticultores, aos apelos constantes às destilações de crise e aos negócios por elas proporcionados, ao controle relativo ao trânsito de vinhos, às reclamações sobre as deficiências da fiscalização, à problemática em redor do arranque de vinhas, ao futuro do Programa VITIS e às importações de vinho a granel de baixo preço, que desvirtuam o mercado”, explica a Associação.
Além disso, a ANCEVE realça que o sector também enfrenta dificuldades ao nível da produção e das colheitas, que são cada vez mais imprevisíveis, devido às alterações climáticas.
“O sector vitivinícola deve assim adaptar-se a estas novas realidades e o enquadramento político deve acompanhar essa transição, desta forma se assegurando a continuidade do caminho de sucesso”, sublinha a Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas.
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 30 de agosto, através do email paulo.amorim@anceve.pt, e serão aceites por ordem de entrada, até ao limite de lotação do espaço.