Quantcast
Retalho

Auchan ‘revoluciona’ hipermercados e Cascais será modelo

Auchan conclui compra do Minipreço e pretende investir 100 milhões de euros D.R.

O site espanhol InfoRetail noticia esta semana que a Auchan está a tomar medidas para alterar o seu modelo de hipermercado. Segundo o explicado, face à quebra de vendas globais dos seus espaços de maiores dimensões, a retalhista vai criar uma nova linha comercial e modelo de operação.

De acordo com o avançado, este novo modelo, que servirá os espaços com 8 mil metros quadrados, distingue-se por apresentar dois percursos de compra complementares: um percurso circular, mais rápido, que ‘corre’ pelas prateleiras de alimentos e um circuito que atravessa todas as prateleiras especializadas.

 

Segundo o mesmo site, esta modelo de loja, já existente em Cascais (Portugal), irá impulsionar o desenvolvimento do formato hipermercado nos próximos anos, servindo também de referência para o plano de redução de espaço de lojas, lançado no segundo semestre de 2023.

Assim, a Auchan Retail estará a trabalhar para redimensionar cerca de um terço dos seus hipermercados em toda a sua rede europeia (excluindo a Rússia), sendo que, no global, o plano visa uma redução média de 25% do espaço comercial e a frota do hipermercado acabará por ser composta por cerca de 70% de lojas com uma superfície igual ou inferior a 10.000 m2 .

 

Relativamente ao calendário de execução, o plano prevê uma redução de 50.000 m2 em 2024 e depois de 100.000 m2 por ano durante o período 2025-2027.

Esta reformulação do hipermercado insere-se num novo plano do grupo, que inclui ainda outras cinco medidas estratégicas, como o desenvolvimento do franchising, a otimização da eficiência operacional da organização, o reposicionamento de preços, a otimização da oferta de produtos ou o reforço de mercados estratégicos (França, Espanha e Portugal).

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever