Quantcast
eComm

Vendas falsas aumentam na China

China

O dia 11 de novembro é comemorado na China como o Dia do Solteiro, um dos grandes eventos no âmbito do comércio eletrónico local e que permite fazer compras com descontos consideráveis.

Mas, na verdade, esta é também uma data aproveitada para fazer aumentar as vendas falsas na Internet como asseguram vários milhares de compradores online e, especificamente, April Chen, um utilizador que entrou numa das plataformas da Alibaba (um gigante do país, neste sector) para comprar dois produtos, mas que acabou com cerca de 80 na sua conta.

 

A prática é comum num país em que as lojas sofrem uma enorme pressão para aumentar as suas vendas Web. A opção passa então por recorrer a meios menos lícitos, nomeadamente os pedidos falsos.

O processo é simples: mais vendas significa um maior destaque nos sites de comércio eletrónico o que acaba por conduzir a um aumento das vendas. Nesse sentido, há companhias e entidades especializadas apenas em transformar uma loja sem qualquer destaque num verdadeiro sucesso de vendas.

 

Várias destas entidades recorrem a bots para assegurar estas vendas fictícias, mas é também prática comum hackear as contas dos utilizadores e fazer vários pedidos falsos.

Apesar de as autoridades chinesas garantirem estar atentas à situação e a trabalhar no sentido de a combater a verdade é que, até ao momento, o sucesso tem sido pouco segundo dizem especialistas nesta área.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever