O pagamento do estacionamento em parquímetros e parques específicos para o efeito, através do telemóvel, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos na Península Ibérica.
Uma das ferramentas utilizada em vários destes espaços é a app portuguesa da Maksu, a Telpark, sendo que em 2016 o número de pagamentos através da aplicação “deverá ultrapassar os 13 milhões” adianta a companhia. Já em 2017, o número vai subir, esperando-se que atinja “os 19 milhões”.
De acordo com a Maksu, “só em setembro, a Telpark registou 1,1 milhões de pagamentos distribuídos por 250 mil clientes, com cada cliente a fazer uma média de 4,4 pagamentos por mês”.
Em Portugal, o valor médio por transação “é de €0,89 enquanto que em Espanha esse valor é de €1,27”.
As cidades com maior número de pagamentos de estacionamento por telemóvel, “são Madrid e Pamplona, em Espanha”. Em Portugal, com apenas 6 meses de atividade, “o Porto lidera com mais de 30 mil transações mensais”.
Recorde-se que a Telpark é uma aplicação desenvolvida em Portugal pela Maksu Services em parceria com a software house Premium Minds e está disponível para pagamento de estacionamento de rua em 72 cidades, das quais 12 portuguesas.
A app Telpark pode ser também utilizada para pagar em 25 parques de estacionamento subterrâneos, todos eles em Espanha, sendo que esta funcionalidade estará também disponível em Portugal a partir de 2017.
A grande vantagem para os utilizadores da aplicação é o facto de não ser necessário qualquer recurso a moedas, notas ou recibos no momento do estacionamento, “bastando apenas um simples registo para a começar a utilizar”.
 O utilizador pode, a qualquer momento, prolongar o tempo de estacionamento ou interrompê-lo, “pagando apenas o tempo efetivo de estacionamento”.