Os clientes MasterCard passam a contar com novas formas de autenticação no momento de efetuarem o pagamento das suas compras online.
As novas técnicas da MasterCard para verificar a identidade dos compradores online, detentores dos seus cartões, já começaram a ser introduzidas nos Estados Unidos, Canadá e no Reino Unido, depois dos testes realizados durante vários meses na Holanda.
Os novos serviços Pay-by-selfie e Pay-by-fingerprint (pagamento através de uma selfie e pagamento com impressão digital) surgem com o objetivo de tornar mais agradável a experiência das compras online numa altura em que as lojas começam a tornar todo o processo bem mais difícil ao apresentarem medidas extra de segurança quando se finaliza uma compra.
Na verdade, as lojas com venda online deitam agora mão a opções como a verificação 3D e o conceito Verified by Visa, no momento do pagamento final. Algo que não tem agradado, por exemplo, aos consumidores do Reino Unido, mercado no qual cerca de 18% dos compradores online desistiram da compra, no momento final, precisamente devido às elevadas medidas de segurança e verificação.
Ao contrário, estas novas formas de verificação de segurança garantem uma alternativa bem mais simples.
Falamos da denominada autenticação biométrica, e neste caso, a fotografia de um cliente de um dado banco ou a sua impressão digital poderá facilmente substituir a enorme quantidade de requisitos de verificação atualmente existentes.
De resto, esta é uma tendência seguida também pela plataforma de pagamento da Apple no iOS através da qual os utilizadores do iPhone e iPad já podem optar pela autenticação por impressão digital.
Por seu turno, nos equipamentos Android com sensor de impressões digitais incorporado, é possível utilizar o sistema Android Pay para fazer o pagamento.