A Paypal anunciou sete tendências de consumo que poderemos testemunhar durante a corrente época de Natal, a nível global e em Portugal.
Segurança, comodidade, canais de pagamento alternativos, categorias de presentes em ascenção, preocupações ambientais, proximidade e ainda solidariedade marcam as tendências neste final de ano. Sendo um período de extrema relevância para o retalho em geral, não deixa de o ser apenas pelo facto de as compras se realizarem online.
Mas as tendências vão apresentando variações e nesta época de Natal, quase metade das compras online deverão ser concretizadas através dispositivos móveis.
Tome nota das sete tendências apontadas pela Paypal
1. Preocupação com a segurança. As compras de Natal são stressantes, em particular as de última hora, as vendas online aumentam e a preocupação com a segurança é uma realidade. 22% dos consumidores globais não confiam no processo de compra nas redes sociais e 51% deles ainda se mostram preocupados com questões de segurança quando fazem compras via mobile, revela um estudo encomendado pela PayPal à Ipsos. O problema da segurança tem de ser resolvido, até porque “95% dos consumidores globais compram online e 71% fazem pagamentos pelo telefone”.
2. Pagar em qualquer momento e lugar, via dispositivos móveis, será ainda mais comum este Natal. 44% dos consumidores globais consideram que é fácil usar dispositivos móveis para fazer compras, sendo que 43% concordam que lhes permite economizar tempo, revela o estudo já citado. 65% das pessoas compras a partir de casa, especificamente da cama (34%). E mesmo nas lojas físicas o comportamento está a mudar. A nível global, metade dos consumidores já utilizaram um método de pagamento “invisível”, via smartphone, nos últimos seis meses, ao fazerem um pagamento em loja física. Em síntese, o pagamento através de dispositivos móveis é escolhido por uma questão de conveniência.
3. Pagamentos através das redes sociais aumentam, mas são ainda pouco relevantes. O peso das redes sociais enquanto canais de pagamento está a aumentar parece “estar para durar”, diz a Paypal. Em média, 30% dos consumidores globais fizeram uma compra nos últimos seis meses através das redes sociais, onde a “Geração Z” se perfila como a faixa etária mais propensa a fazê-lo. 38% dos quais já fizeram pelo menos uma compra através das redes sociais.
4. Planeamento de férias e presentes digitais (filmes ou subscrições de jogos) são cada vez mais procurados à última hora. A compra online dispensa as filas nas caixas e a entrega é virtualmente eliminada. 23% dos consumidores globais já utilizam os seus telemóveis para pagar por bens digitais ou virtuais. Entre os presentes escolhidos encontram-se a subscrição do Spotify ou do HBO, e-books ou software.
5. Preocupações ambientais. “Devagar, mas com firmeza, entramos no mundo das compras éticas”, diz a Paypal em comunicado. 88% das empresas internacionais estão cientes das práticas éticas. Nos últimos 12 meses, 13% dos consumidores internacionais compraram um produto, porque foi produzido de maneira sustentável ou ecologicamente correto. O estudo afirma que a consideração ambiental influenciou um em cada 10 consumidores internacionais. As mulheres e a faixa etária 18-34 anos são os mais propensos a serem influenciados pelas questões de sustentabilidade. As novas gerações estão a tornar-se mais conscientes em relação ao impacto no meio ambiente: 14% da geração Z e 11% da geração Y, a nível global, assumem que deixaram de comprar produtos ou serviços de uma marca, de retalho ou empresarial, devido aos valores da empresa.
 6. Presentes únicos de empresas nacionais. Muitos consumidores preferem recorrer a empresas nacionais para encontrar presentes únicos. No entanto, 55% dos compradores online fazem compras internacionais, porque encontram melhores preços (53%) e novos produtos (33%). De salientar que cada pessoas tem várias facetas. Por isso é de destacar que 66% dos compradores online também dizem que preferem apoiar negócios do seu próprio país. Com muitas pessoas a pesquisarem frequentemente presentes originais, feitos à mão, prevê-se que as compras locais estejam em alta na época mais mágica do ano.
7. Promoção de causas solidárias. As doações são uma maneira notável de substituir presentes tradicionais por presentes mais significativos. Apenas 5% dos consumidores globais afirmam ter feito doações para uma instituição de caridade via mobile. É, no entanto, partilhar mais é um nicho em crescimento.