O quarto trimestre de 2024 encerrou como “um ano forte” para as vendas no retalho online nos Estados Unidos da América (EUA), com as vendas do comércio online a representarem 17,9% do total durante o quarto trimestre de 2024.
As conclusões são do relatório trimestral do Census Bureau sobre as vendas do comércio eletrónico em território americano, que concluiu ainda que o comércio digital está a crescer a “um ritmo superior” ao das despesas mundiais dos retalhistas, o que indica que a grande mudança do digital “é um movimento permanente”.
O estudo explica ainda que este crescimento no último trimestre do ano passado se deve à escolha dos consumidores em transferirem as suas compras dos canais tradicionais para o comércio online, especialmente no final de ano.
Segundo a análise, no quarto trimestre de 2024, as vendas de comércio eletrónico nos EUA atingiram cerca de 352,9 mil milhões de dólares, representando um aumento de 22,1% em relação ao trimestre anterior. Em comparação com o mesmo trimestre de 2023, as vendas de comércio eletrónico cresceram 9,3%, enquanto as vendas totais do retalho aumentaram 4,5%.
Relativamente ao ano de 2024, as vendas de comércio eletrónico foram estimadas em 1,19 biliões de dólares, refletindo um aumento de 8,1% em relação a 2023, com as vendas totais no retalho a crescerem 2,8% em relação ao ano anterior.
A investigação avança ainda que o setor dos materiais de construção e equipamento de jardim atingiu um recorde de vendas no comércio online, representando 14,2% das vendas totais, acima dos 13% registados nos últimos três anos.
Em contraste, as vendas de produtos de decoração no comércio online registaram dificuldades ao longo do ano, totalizando apenas 15,3 mil milhões de dólares, uma queda de 8,2% em relação a 2023.
O setor da moda, acessórios e mercadorias em geral encerrou o ano com um aumento de 10,6% em relação a 2023, impulsionado por “um forte quarto trimestre” em que as vendas aumentaram 10,7% ano a ano. Esse crescimento foi amplamente alimentado pela categoria de mercadorias em geral, que registou um aumento anual de 16,5%.
 Já as vendas online de alimentos e bebidas aumentaram 8,3% em 2024, marcando “o maior crescimento desde a pandemia”, com as vendas totais a atingirem os 34,6 mil milhões de dólares, o que representa um aumento de 5,2% em relação a 2023.