Durante as últimas semanas, a discussão em torno do retalho fixou-se na abolição do IVA, por parte do governo, numa cesta de produtos. Esta foi a resposta do executivo ao aumento galopante da inflação durante os últimos meses e que fez disparar os valores pagos pelos consumidores para adquirirem bens alimentares. Porém, não menos pertinente, mas mais permanente, são os três temas que trazemos nesta edição na capa.
Após anos de discussão sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho, o artigo sobre liderança no feminino mostra como o retalho tem vindo a alterar-se de forma significativa para estabelecer novos paradigmas de igualdade de acesso às funções de liderança no setor. Muito tem sido o trabalho já executado para promover um ponto que parece hoje ser essencial para as sociedades modernas, mas há ainda muito a fazer.
A liderança feminina, diga-se, traz impactos palpáveis nas organizações, sendo que, dos intervenientes ouvidos, nota‑se um esforço constante para que a paridade de género nas organizações seja uma realidade concretizada e não um “sonho distante”.
Mas há mais tópicos de interesse na presente edição. Nos outros dois trabalhos que destacamos, fomos tentar perceber como se equilibra a equação produto-experiência e descortinar o que os consumidores mais pesam na hora de comprar. Se é certo que a forma como consumimos está a alterar-se profundamente, também a forma como temos acesso à experiência de marcas de retalho também.
O trabalho tem sido muito neste eixo, mas há espaço para, em Portugal e lá fora, continuar a melhorar e encontrar o peso certo da balança para equilibrar estes dois eixos em igualdade.
Por fim, destacamos também o trabalho realizado relativamente à segurança no setor. Com as organizações mais preocupadas com este eixo, fomos auscultar retalhistas e entidades paralelas sobre como está este tópico a ser abordado. Depois de termos assistido a alarmes em produtos “básicos”, percebemos que as perdas por furto são ainda um tópico para os diversos intervenientes.
Para terminar, destacar as Conferências DH, que se realizam já no dia 15 de maio, no Museu do Oriente, em Lisboa, debatendo-se, durante toda a tarde, os temas das marcas, sob o chapéu temático “Brands 4 Humans”. Também no horizonte está já outra conferência com participação da Distribuição Hoje. Realizando-se no Lagoas Park Hotel, em Oeiras, o evento vai juntar vários intervenientes da cadeia dos pagamentos, debatendo, nesta sua 21.ª edição, todos os temas concernentes ao setor.