O IMPACTO DO TURISMO NO RETALHO E MARCAS

 

O setor do Turismo é a maior atividade económica exportadora do país, sendo responsável, em 2018, por 51,5% das exportações de serviços e por 18,6% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 8,2% no Produto Interno Bruto (PIB) português, indicam os dados do Turismo de Portugal. O setor da Distribuição Moderna (alimentar e não alimentar), em Portugal, por sua vez, atingiu, em 2018, os 21mil milhões de euros de volume de vendas, segundo dados da Associação Portuguesas de Empresas de Distribuição (APED).
Que influência tem o Turismo nestas vendas?; Como é que a Distribuição Moderna em Portugal tem retirado benefícios desta evolução do Turismo em Portugal?; Como responder às exigências deste consumidor? Como é que as Marcas comunicam com o turista estrangeiro?; Quais os produtos portugueses mais procurados pelos visitantes estrangeiros?; serão os temas principais desta 14.ª edição das Conferências DH.
.

INSCRIÇÃO

 

programa

14h00 Receção aos convidados

14h30  Abertura

14H45 APRESENTAÇÃO DELOITTE

O Turismo no Retalho
O Turismo tem sido uma das alavancas do crescimento económico registado em Portugal nos últimos anos. Este crescimento tem, naturalmente, impacto nas vendas no sector da Distribuição Moderna, Lojas Especializadas e de Luxo, bem como nas marcas de Bens de Grande Consumo (BGC). O fenómeno do Alojamento Local tem sido um dos fatores que têm alterado o panorama do retalho, com as aberturas de loja a incidirem na proximidade e na conveniência.
Pedro Miguel Silva, Associate Partner for Strategy & Operations at Deloitte

15H15 MESA REDONDA

Proximidade e Conveniência: a resposta do Retalho ao Turismo
Nesta Mesa Redonda será abordada a relevância que o Turismo tem tido nas decisões dos players da Distribuição Moderna a atuar no mercado português. Qual a estratégia dos players da Distribuição Moderna, a opção pela abertura de lojas de proximidade em vez do formato hipermercado, os hábitos de consumo dos turistas estrangeiros, a resposta dada às exigências desses mesmos consumidores serão tema em discussão.
Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-geral, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED)

16h00 Coffee Break

16H30 APRESENTAÇÃO KANTAR

Como as Marcas vão ao encontro no turista
Se o setor da Distribuição Moderna tem vindo a adaptar-se ao fenómeno do Turismo, também as Marcas têm vindo a saber colocar os seus produtos junto do público estrangeiro. Que hábitos trazem?; Como consomem?; O que consomem? e Quando consomem?.

17H00 MESA REDONDA

Como as Marcas se posicionam e beneficiam do Turismo
Como comunicar com os turistas?; Que mensagens passar?; Como posicionar a Marca?; Comunicar antes, durante ou depois da visita do turista?; Que proveitos é que as Marcas têm retirado deste “boom” do Turismo em Portugal. Estes serão temas em debate na 2.ª Mesa Redonda com players do mercado de BGC e especialistas em comunicação.
Luis Pereira Santos, Managing Partner, @McCann Lisbon
Anastasia Afanasieva, Business Intelligence and Shopper Manager / Consumer and Market Intelligence department / Marketing, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

Oradores

Pedro Miguel Silva

Associate Partner
×
Pedro Miguel Silva

Pedro Miguel Silva

Associate Partner

Gonçalo Lobo Xavier

Diretor-geral
×
Gonçalo Lobo Xavier

Gonçalo Lobo Xavier

Diretor-geral

Luís Pereira Santos

CEO
×
Luís Pereira Santos

Luís Pereira Santos

CEO

Anastasia Afanasieva

Business Intelligence and Shopper Manager / Consumer and Market Intelligence department / Marketing
×
Anastasia Afanasieva

Anastasia Afanasieva

Business Intelligence and Shopper Manager / Consumer and Market Intelligence department / Marketing
Patrocinadores
Organização

Local

Av. Brasília, Doca de Alcântara (Norte), Lisboa. A entrada do Museu situa-se na fachada virada para a Av.24 de Julho.
Autocarros | 12 – 28 – 714 – 738 – 742  | Eléctricos  | 15E – 18E | Comboios | Linha de Cascais (Estação de Alcântara) *Linha da Azambuja (Alcântara-Terra) * Na estação de Alcântara existe uma passagem subterrânea para peões com saída junto ao Museu.

GPS | X 38º 42′ 09N | Y 9º 10′ 20W   | Estacionamento | Parque público junto ao Museu.

Contactos

Grupo IFE
Rua Basílio Teles, 35 1º dto.
1070-020 Lisboa
Tel.: (00 351) 210 033 800
E-mail: geral@ife.pt

Marketing
Rita Cruz
Tel.: (00 351) 210 033 843
E-mail: rcruz@ife.pt

Business Developer
Sílvia Prestes
Telemóvel: (00 351) 916 193 896
Tel.: (00 351) 210 033 836
E-mail: sprestes@ife.pt

Inscrições/Logística
Ana Paredes
Tel.: (00 351) 210 033 824
E-mail: aparedes@ife.pt