Um terço das empresas ouvidas neste estudo (32%) concorda que o departamento de TI é, atualmente, o principal impulsionador da adoção deste sistema. 45% das organizações indica ainda que as unidades de negócio são as responsáveis pelas estratégias de adoção cloud.
O inquérito, a 460 líderes de TI e diretores de grandes empresas mundiais, destaca a crescente importância estratégica da cloud, com mais de três quartos (76%) das empresas a terem uma estratégia definida para esta tecnologia.
“Os benefícios da cloud já são claros e compreendidos pelas organizações. A sua adoção, de uma perspetiva empresarial, vai sofrer uma grande mudança, assumindo cada vez mais um papel verdadeiramente estratégico na organização, um fenómeno a que chamamos ‘Business Cloud’. A iniciativa para motivar soluções Cloud está a mudar do departamento de TI para as unidades de negócios, à medida que as empresas se focam mais em valor de negócio tangível. A cloud estabeleceu rapidamente um novo marco em termos da facilidade, rapidez e flexibilidade com que as soluções se disponibilizam para as empresas e colocam o alinhamento entre a empresa e as TI sob uma nova perspetiva,” referiu Ron Tolido, vice-presidente sénior e diretor executivo de tecnologia de aplicações, para a Europa Continental, da Capgemini.