Quantcast
Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho temporário está a sofrer ‘revolução’

recursos humanos

Está a acontecer uma revolução no mercado de trabalho temporário. Quem o diz é a Michael Page, que num estudo publicado esta semana indica que as empresas estão a exigir maior flexibilidade e autonomia dos trabalhadores temporários, ao mesmo tempo que aumentam a complexidade das suas funções.

Segundo o estudo, “o trabalhador temporário global atual tem 42 anos, mais de 10 anos de experiência profissional, é licenciado e pode exercer funções em qualquer um dos vários setores de atividade”.

Como indicam os resultados do estudo, a idade média dos trabalhadores em regime de trabalho temporário tem vindo aumentar, assim como o se nível de experiência. “Mais de 8 em cada 10 profissionais inquiridos (82%) tem, no mínimo, cinco anos de experiência profissional e 65% tem 10 anos de experiência. A maioria (66%) tem idade igual ou superior a 36 anos e 41% tem idade igual ou superior a 46 anos”, revela.

“A alteração do panorama do trabalho temporário exige que estes profissionais sejam cada vez mais flexíveis, autónomos e resilientes. Com a expansão do trabalho temporário e o facto de ser cada vez mais encarado como uma oportunidade de crescimento profissional, as expetativas em relação aos profissionais estão também a aumentar, esperando-se que contribuam para a melhoria da colaboração e comunicação no local de trabalho”, conclui Sílvia Nunes, Senior Executive Manager da Michael Page.

Perfil dos trabalhadores temporários está a mudar

As conclusões revelam também que “22% destes profissionais tem já acumulados mais de 25 anos de experiência profissional. 13% tem entre 20 a 25 anos de experiência, 14% tem entre 15 a 20 anos, 16% entre 10 a 15, 13% entre 5 a 10 e 12% tem entre 2 a 5 anos de experiência. Apenas 10% dos inquiridos tem menos de 2 anos de experiência profissional.”

Para além disso, os setores que mais recrutam são Serviços de Banca e Financeiros (14%), Indústria (10%), Público (8%) e Tecnologia (8%), seguindo-se os Serviços de Gestão (7%), Saúde (6%), Propriedade & Construção (6%), Bens de Consumo (5%), Retalho (5%) e Transportes (4%). Os que mais recrutam profissionais em regime de trabalho temporário são o Financeiro, ocupando 24% dos inquiridos, Compras e Logística, 17%; Legal, 9%; Secretariado, 8%; Propriedade & Construção, 7%; Recursos Humanos, 6%;  Engenharia e Indústria, 6%; Banca e Seguros, 6%; Marketing, 5%;  Vendas, 3%; e TI, 3%.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever