Quantcast
Tendências

73 milhões de euros em cartões contactless

Contactless

Os cartões contactless foram utilizados em 5,7 milhões de operações de pagamento ao longo de 2015, em Portugal, tendo sido responsáveis pela movimentação de 73,6 milhões de euros.

Os dados foram divulgados num recente relatório do Banco de Portugal, referente a sistemas de pagamento, documento no qual se percebe também que este tipo de tecnologia tem ainda pouca expressão no total dos pagamentos automáticos.

 

E, ainda que seja verdade que o crescimento dos pagamentos contactless tenha sido de 900% face a 2014, não é menos verdade que em valor o peso destas operações não ultrapassou os 0,2%, enquanto em volume não foi além dos 0,7% em 2015.

Um dos motivos apontados para estes resultados diz respeito ao reduzido número de terminais de pagamento automático (TPA) que estão equipados com esta tecnologia.

 

Assim sendo, e ainda que um terço dos cartões ativos em Portugal (34%, ou 6,8 milhões, segundo o relatório do Banco de Portugal) conte já com a possibilidade de pagamento contactless, a realidade é que apenas 7% do total dos TPA estava preparado para ela. Contas feitas, são cerca de 21.100 terminais, num universo de quase 300 mil.

Tendo em conta esta realidade, o supervisor defende ainda haver “um longo caminho a percorrer” no que diz respeito à aceitação do contactless por parte dos comerciantes”.

 

Recorde-se que este tipo de tecnologia conta com regras de utilização próprias, tentando-se assim limitar o risco de fraude. Na verdade, “o cliente bancário apenas pode efetuar o pagamento contactless sem inserir o PIN do cartão se o valor da transação for inferior a 20 euros e se ainda não tiver sido atingido o valor global de 60 euros”, sublinha o Banco de Portugal no seu relatório.

Uma vez ultrapassados estes limites, “o cliente só pode voltar a efetuar pagamentos contactless depois de realizar uma nova com inserção do respetivo PIN”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever