A automatização e digitalização dos processos está a ajudar muitas empresas a melhorarem a experiência dos seus clientes e é possível conseguir processos mais humanos graças à ‘robotização’. Não acredita?
“Delegar uma tarefa num robot da qual habitualmente um colaborador se encarregaria pode permitir que o trabalhador interaja mais com o cliente e atribua mais valor humano à interação”, refere o site Relación Cliente.
O desenvolvimento da tecnologia, em particular, permite agilizar o trabalho e aumentar a satisfação dos trabalhadores. Dessa forma, a equipa pode centrar-se em responder a tarefas de maior complexidade.
O blog Unísono dá como exemplo a gigante de e-commerce Amazon, que apostou na automatização e na robotização dos seus processo de entrega, razão pela qual é uma das lojas online mais rápidas do mundo.
Dave Clark, vice-presidente de Operações da Amazon, explica que “o uso de robots tornou o nosso negócio mais eficiente, uma vez que a ‘vida’ dos nossos trabalhadores ficou mais fácil. Os robots não estão aqui para eliminar postos de trabalho”. Clark acredita que o uso de robots, pelo contrário, fez com que fosse possível aumentar o número de colaboradores.
E a tendência é para que, ao longo do tempo, cada vez mais processos sejam automáticos, por isso, é importante que as empresas se mantenham atualizadas e consigam garantir que o serviço não perde o fator humano, sendo sempre baseado na satisfação do cliente.