A Easypay lançou uma solução de checkout inovadora, focada em simplificar os pagamentos e maximizar a conversão de vendas no e-commerce. Sebastião Lancastre, CEO da Easypay, fala sobre o processo de certificação pela Shopify e de que forma esta integração permitiu facilitar os reembolsos, proporcionando uma experiência de pagamento sem fricção, adaptada a qualquer dispositivo e meio de pagamento.
A Easypay apostou numa tecnologia de checkout que tem como principal missão facilitar os pagamentos e adaptá-los às necessidades dos clientes. Em que consiste esta solução?
A nossa solução de checkout foi pensada para resolver os desafios de quem quer começar a vender online. Quando se decide criar uma loja online surgem algumas dúvidas, que começam pela escolha da plataforma ou pelo carregamento de conteúdos… Achamos que criar um site é tarefa fácil, mas exige um trabalho hercúleo. Normalmente, as empresas deixam a parte dos pagamentos para o final, como se fosse um detalhe menor, mas não é. Nem todos os pagamentos são iguais e as integrações também não. As pessoas, muitas vezes, são levadas a escolher pelo preço sem perceber verdadeiramente como se convertem as transações quando estão a pagar e este é um momento decisivo, que deve ser curto, para reduzir a probabilidade de ser interrompido. No fundo, este deve ser sem fricção e, de tal forma bem pensado, que qualquer pessoa o consiga fazer.
Foi com este propósito que quisemos criar a nossa tecnologia de checkout, com o intuito de uniformizar a experiência de pagamento em qualquer plataforma de e-commerce.
“A nossa solução de checkout foi pensada para resolver os desafios de quem quer começar a vender online”
Como garantem essa uniformidade no look & feel entre o checkout e o site das empresas?
A experiência de pagamento é sempre a mesma, a forma como os meios de pagamento são apresentados são os mesmos.
O nosso primeiro objetivo foi, em primeiro lugar, a experiência de pagamento e, em segundo lugar, o look & feel, para que pudesse ser muito próximo do site onde a pessoa está. Estamos a falar de lojas que querem ter alta performance, com 400 ou 500 compras por dia. E, por isso, tudo isto tem de correr bem.
Há ainda um último aspeto importante. Em muitos e-commerces, se o pagamento falha, o cliente tem de voltar ao início do processo, o que pode levar à perda da venda. No nosso checkout, se o pagamento por MB WAY não funcionar, o cliente pode tentar outro método de pagamento, como o cartão de crédito ou a referência Multibanco, sem ter de começar tudo de novo. Isto aumenta as hipóteses de conversão.
No fundo, garantir que as soluções estão todas disponíveis…
Isso! E que são harmoniosas e universais, independentemente do ambiente em que a pessoa está, seja no computador, no tablet ou no telemóvel.
Atualmente, a Easypay é certificada pela Shopify. Que mais-valias trouxe essa integração?
A Shopify abriu novas oportunidades para plataformas de pagamento serem partners do seu sistema. O que fizemos foi levar a nossa tecnologia, que já estava disponível em outras plataformas, e integrá-la também na Shopify.
Esta integração levou-nos a agilizar processos muito importantes para quem está no comércio eletrónico e que se prendem com as devoluções. Por um lado, o consumidor quer ter esta opção disponível de forma fácil, à distância de um clique. Por outro lado, quem vende quer evitar ao máximo que isso aconteça. Mas é certo que, com maior ou menor proporção, estas vão sempre ocorrer e é necessário processá-las corretamente. Da mesma forma que um pagamento pode falhar, um reembolso também pode não funcionar. E, infelizmente, esses sistemas continuam a ser muito maltratados.
As devoluções devem ser encaradas como parte integrante da jornada de compra, na medida em que podem comprometer a confiança do consumidor com a marca. O que foi desenvolvido para o efeito?
Desenvolvemos um sistema baseado nas opções que já existem, como os cartões Visa e Mastercard, MB WAY e referências Multibanco. Mas, se tudo falhar, ainda temos a boa e velha transferência bancária, que funciona, e no dia seguinte o dinheiro está na conta. O nosso sistema de checkout permite assim processar reembolsos diretamente para o método de pagamento original, garantindo que o cliente recebe o valor.