Quantcast
Economia

PIB aumentou 1,7% no 4.º trimestre e 2,1% no conjunto do ano de 2018

PIB aumentou 1,7% no 4.º trimestre e 2,1% no conjunto do ano de 2018

O Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, aumentou 1,7% em volume no 4.º trimestre de 2018 (2,1% no trimestre anterior), mostram os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A procura externa líquida apresentou um contributo para a variação homóloga do PIB mais negativo que o observado no trimestre anterior, refletindo uma diminuição em volume das exportações de bens. Em sentido contrário, o contributo positivo da procura interna aumentou, em resultado da aceleração do Investimento e do consumo privado.

 

Comparativamente com o 3.º trimestre de 2018, o PIB aumentou, em termos reais, 0,4% (0,3% no trimestre anterior). O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB foi menos negativo, enquanto o contributo positivo da procura interna manteve-se positivo, mas inferior ao observado no 3.º trimestre.

Em 2018, o PIB aumentou 2,1% em volume, menos 0,7 pontos percentuais (p.p.) que o observado no ano anterior. Esta evolução resultou do contributo mais negativo da procura externa líquida, verificando-se uma desaceleração das Exportações de Bens e Serviços mais acentuada que a das Importações de Bens e Serviços, e do contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o crescimento menos acentuado do Investimento.

 

Esta estimativa rápida incorpora revisões na informação de base utilizada anteriormente, nomeadamente no que se refere ao comércio internacional de bens. Apesar da nova informação, as taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB em volume não sofreram alterações.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever