Quantcast
Supply Chain

Lidl ‘abre portas’ do seu maior centro logístico em Portugal

Lidl ‘abre portas’ do seu maior centro logístico em Portugal e investe 115 milhões de euros Direitos Reservados

O Lidl inaugurou esta sexta-feira, dia 21 de março, o seu maior e mais recente centro logístico em Portugal, que se situa em Loures, e resulta de um investimento de mais de 115 milhões de euros.

De acordo com o comunicado de imprensa, conta com uma área de aproximadamente 54 mil metros quadrados, o equivalente a cinco campos de futebol, e tem uma capacidade de armazenamento de quase 44 mil paletes.

 

“O novo centro logístico foi projetado para robustecer o abastecimento das lojas Lidl da zona centro do país, garantindo mais eficiência e qualidade na cadeia de distribuição”, lê-se na nota de imprensa.

A construção deste centro logístico envolveu mais de 300 empresas e cerca de 1.000 trabalhadores, tendo criado mais de 200 novos postos de trabalho diretos.

 

O projeto também incluiu diversas obras de urbanização, nomeadamente vias estruturantes e de acesso a zonas habitacionais e de futura indústria, com um investimento de 5 milhões de euros alocados a alterações no espaço público.

Para Hélder Rocha, CEO do Lidl Portugal, este investimento “reafirma o nosso compromisso e empenho com o país onde estamos presentes há já 30 anos”.

 

E continua: “este novo centro logístico espelha ainda o investimento numa região da máxima importância para a nossa visão estratégica de crescimento futuro, aumentando a nossa capacidade logística, trazendo maior conforto e eficiência aos colaboradores que nele trabalham e melhorando o nosso serviço prestado à comunidade”.

A comunicação dá ainda conta de que o centro logístico de Loures incorpora um conjunto de soluções alinhadas com as práticas de referência das diferentes áreas, incluindo sistemas de gestão de energia que aproveitam a luz solar, painéis fotovoltaicos capazes de abastecer equivalente ao consumo de 800 moradias por um ano e carregadores para veículos elétricos.

 

Além disso, o novo espaço logístico contém ainda sistemas de captação e reaproveitamento de águas pluviais e a utilização de gases naturais nas câmaras de frio. A par disso, o edifício conta com a certificação BREEAM – que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia e contaminação.

O novo espaço logístico da retalhista junta-se assim aos três já existentes – Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste) e Palmela (Sul).

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira e do CEO do Lidl Portugal, Hélder Rocha.

O Lidl entrou em Portugal em 1995 e, durante este período, já investiu cerca de 2 mil milhões de euros no país.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever