Quantcast
Branded Content

Última milha: Inquieto, o parceiro certo para a revolução verde da logística urbana

Última milha: Inquieto, o parceiro certo para a revolução verde da logística urbana

Há anos que a nossa sociedade está em constante mudança e, com ela, a forma como percebemos as compras. Com o e-commerce e a logística de última milha a tornarem-se a ordem do dia, as empresas têm de escolher a melhor forma de fazer chegar os produtos aos seus clientes da forma mais eficiente e sustentável possível para demonstrar o seu empenho em cuidar do nosso planeta.
Em 2023, as vendas estimadas para o e-commerce em Portugal rondam os 10 mil milhões de euros, registando-se um aumento de 1,3 pp no número de utilizadores que fazem compras online. Os segmentos em que o e-commerce tem maior destaque são vestuário e calçado, refeições ao domicílio, produtos de cosmética, beleza e bem-estar e equipamentos informáticos.
Estes produtos carecem de um serviço de entrega, aumentando o tráfego já congestionado e a poluição urbana, uma vez que as entregas ao domicílio são responsáveis por 25% das emissões de CO2 e 50% das partículas nocivas no ar.
Para resolver este problema, na Inquieto, filial do Grupo GAM, dispomos de uma ampla seleção de veículos elétricos concebidos para enfrentar os desafios da logística de última milha com a maior eficiência, gerando um total de 0 emissões de gases nocivos para a atmosfera. Esta seleção de veículos vai desde as scooters até aos veículos de carga mais robustos, todos dispondo de uma elevada capacidade de carga… Em suma, um vasto leque para qualquer que seja a necessidade de cada um dos nossos clientes. Além disso, disponibilizamos aos nossos clientes soluções financeiras, em conjunto com a DLL, para que o seu desempenho no mercado seja o melhor possível.
A Inquieto é uma solução que responde às exigências e necessidades da sociedade em constante mudança em que vivemos, proporcionando qualidade e rapidez, num compromisso de cuidado com o ambiente e o meio envolvente. A Inquieto oferece aluguer (curto e longo prazo) e venda de veículos, bem como serviços de gestão e manutenção de frotas, para fornecer o melhor serviço de entrega e de última milha a todas as empresas que dele necessitem. Para o setor da mobilidade, a sustentabilidade, a inovação e a adaptabilidade são hoje conceitos-chave, e é com estas mesmas chaves que desenvolvemos a nossa vasta gama de veículos elétricos de emissões zero para melhorar a mobilidade em ambientes urbanos.
A nossa missão é clara: queremos ser os motores da mudança na mobilidade de última milha e no e-commerce, promovendo a mobilidade sustentável ao equipar os nossos clientes com veículos 100% elétricos e fáceis de conduzir, para facilitar o trabalho dos condutores e melhorar a qualidade de vida nas cidades, avançando para uma mobilidade urbana que respeite o nosso ambiente, inundando as ruas com veículos “verdes” para reduzir a pegada de carbono e poupar a atmosfera da emissão de milhares de toneladas de CO2.

Em relação às entregas de última milha, as escolhas das empresas quanto à configuração das suas frotas de veículos são cruciais para melhor satisfazer os compradores digitais: desde a escolha do tipo de veículo necessário até ao seu modo de aquisição. Neste sentido, indústrias como o setor da moda necessitam de veículos que forneçam uma resposta rápida, ágil e flexível, enquanto cumprem os objetivos de responsabilidade social e sustentabilidade definidos pelas empresas. Com este último aspeto como um imperativo, é necessária uma abordagem “verde” à logística, incluindo (para além de veículos limpos) a redução de resíduos e a melhoria das rotas de transporte para minimizar a pegada de carbono.
Além disso, no que diz respeito ao e-commerce, também é necessário definir em que consiste a logística inversa. Devido à crescente preocupação com a sustentabilidade, este modelo tem vindo a ganhar importância nos serviços de entrega. Embora a logística inversa tenha estado sempre presente nas devoluções de produtos, tornou-se atualmente uma prática fundamental na gestão eficiente dos recursos e na redução do impacte ambiental das operações de entrega. O processo de logística inversa engloba os movimentos de produtos desde o ponto de consumo até à sua origem ou ao longo da cadeia de abastecimento para reutilizar, reciclar ou descartar produtos de forma responsável, contribuindo assim para a sustentabilidade.
A logística inversa sustentável visa reduzir os resíduos e otimizar os recursos através da recuperação de materiais valiosos, da renovação de produtos ou da procura de alternativas para a sua reutilização. A logística inversa de devolução é uma prática comum na maioria das empresas, em que os produtos devolvidos pelos clientes são geridos para recondicionamento, reparação ou refabricação. Este processo não só beneficia os clientes, como também representa uma oportunidade para dar uma segunda vida aos produtos.
Implementar um sistema de logística inversa eficaz implica conceber processos estruturados para a devolução e recondicionamento de produtos, estabelecendo políticas de devolução claras e criando métodos de receção e classificação dos produtos devolvidos eficientes. Além disso, a otimização das rotas de transporte inverso e a utilização de métodos de expedição sustentáveis são práticas fundamentais para reduzir os custos e o impacte ambiental.
Em suma, perante um presente em que as empresas têm de mostrar o seu empenho em cuidar do planeta e da sua recuperação, é essencial que disponham de processos logísticos e de e-commerce ecológicos que integrem práticas de sustentabilidade naquela que é a sua estratégia de negócio e garantirem um futuro sustentável.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever