O Grupo InPost, especialista europeu em soluções logísticas para o comércio eletrónico, anunciou que vai instalar um novo tipo de Lockers autónomos, que permitem uma montagem independentemente da disponibilidade da rede elétrica, graças aos seus painéis fotovoltaicos e ao armazenamento local de energia através de baterias.
De acordo com o comunicado de imprensa, o projeto-piloto será realizado nas cidades polacas de Gdansk e Cracóvia, bem como em mais três mercados europeus – Reino Unido, Itália e França.
A comunicação também adianta que o novo Locker autónomo mantém todas as funcionalidades dos equipamentos standard. No entanto, foram introduzidas opções adicionais para otimizar o consumo de energia, nomeadamente, “a iluminação da máquina é reduzida para 30% da sua potência após o anoitecer e, de madrugada, quando a utilização é insignificante, o Locker pode ser totalmente desligado”.
As máquinas têm ainda painéis fotovoltaicos no topo e armazenamento de energia que funciona também com temperaturas negativas. “A bateria incorporada permite que o Locker seja colocado em qualquer lugar, independentemente do acesso à rede elétrica”, esclarece a nota de imprensa.
Segundo o comunicado, estão também a ser instaladas “máquinas-mãe”, ligadas à rede elétrica, que recarregam baterias para alimentar as máquinas autónomas em caso de mau tempo.
“Estas máquinas de última geração podem agora ser colocadas em locais anteriormente impossíveis devido à falta de acesso à rede elétrica. Os novos equipamentos tornam a nossa rede mais acessível ao maior número possível de clientes. Trata-se de mais um passo na implementação da nossa ambiciosa estratégia de descarbonização e de uma solução tecnológica única, não disponível no mercado”, explicou Izabela Karolczyk-Szafrańska, Diretora de Marketing & ESG Officer do Grupo InPost.
Acrescentando ainda que “vale a pena notar que vamos executar o piloto simultaneamente em quatro países europeus, o que nos dará uma visão única sobre as possibilidades de expansão da rede de Lockers autónomos em países com diferentes condições meteorológicas”.
A nota de imprensa adianta ainda que foram instaladas nove máquinas na Polónia e, no final de maio, foram colocadas em serviço três máquinas em Florença, onde não foi necessário substituir as baterias.
 Já em Londres, estão a ser realizados testes em duas máquinas e, em França, o projeto deverá arrancar no final deste mês na cidade de Lille, onde está previsto a instalação de nove máquinas.
InPost Group distribuiu 242,6 milhões de encomendas no primeiro trimestre