Quantcast
Tecnologia

Depois de teste-piloto, IKEA dá luz verde a drones nos armazéns

D.R.

A IKEA irá começar a operar nos seus armazéns com drones. A informação está a ser avançada pela imprensa internacional, que refere que este tipo de dispositivos passará a acompanhar os trabalhadores nas suas operações.

Depois de um teste no Centro de Distribuição Winterslag, na Bélgica, a retalhista de origem sueca diz-se agora preparada para instalar drones nas suas instalações na Europa e Estados Unidos.

 

Esta segunda fase irá começar precisamente do outro lado do Atlântico, com o armazém de Perryville, nos Estados Unidos, a servir de exemplo para novas instalações.

A ideia é que esta tecnologia promova eficiência operacional, permitindo automatizar grande parte da tarefa de inventário, até aqui realizada por funcionários. Os trabalhadores ficarão agora ‘livres’ para outras funções, com a empresa a garantir também uma melhor gestão do seu stock, fruto de uma maior precisão.

 

Os drones da Ikea, fruto de uma parceria com a Verity, operam 24 horas por dia e usam um algoritmo baseado em inteligência artificial para identificar e fotografar locais de armazenamento de produtos.

 

“Implementar uma solução que realmente faz a diferença nos nossos armazéns é uma experiência imensamente gratificante. O processo de instalação em si é relativamente simples e a recompensa é monumental, pois facilita a colaboração entre as diferentes partes interessadas”, explica o Gestor de Implementação de Projetos Logísticos da Ikea Bélgica, Tommy Niemierowski.

Por sua vez, o diretor global de operações da Ikea Retail (Grupo Ingka), Parag Parekh , detalha que “os drones da Ikea usam um algoritmo baseado em inteligência artificial para identificar e fotografar locais de armazenamento de produtos”, acrescentando que o seu voo “é pré-agendado e usa um sistema de posicionamento interno personalizado para navegar pelos níveis superiores dos locais de armazenamento.”

 

Destaca também que estão “equipados com capacidades de deteção de obstáculos” e que “atendem a todos os requisitos de avaliação de privacidade de dados, incluindo segurança, integridade e privacidade dos colegas de trabalho”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever