A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos da América (EUA) vai investir 250 milhões de dólares (229 milhões de euros) na instalação de 24 locais de carregamento para camiões elétricos em quatro estados americanos.
A Agência concedeu os fundos à Clean Corridor Coalition, um grupo composto por especialistas ambientais e de transporte em New Jersey, Connecticut, Delaware e Maryland. O investimento irá financiar uma rede regional de carregamento para camiões elétricos médios e pesados ao longo da Interestadual 95, considerada a principal via interestadual na Costa Leste do país.
Os 24 locais de carregamento vão oferecer 450 portas de carga ao longo dos quatro estados, com a EPA a antecipar que estas infraestruturas possam vir a reduzir o equivalente a 18,6 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) até 2050.
Segundo a Agência, New Jersey terá nove pontos de carregamento, Maryland vai contar com oito, Connecticut terá seis e Delaware vai deter um.
De acordo com a EPA, “o uso de camiões elétricos tem vindo a crescer, mas a acessibilidade a pontos de carregamento continua a ser um dos obstáculos para a implantação em massa destes veículos”. A Agência também frisou que se trata de um “investimento fundamental no que toca aos nossos esforços para lidar com as alterações climáticas e promover a justiça ambiental”.
Na visão de Stephanie Johnson, porta-voz do Departamento de Transportes de Delaware, este projeto dá aos estados a oportunidade de “serem um catalisador” no aumento das frotas elétricas no país. Além disso, a responsável acredita que a iniciativa também vai melhorar a saúde das comunidades afetadas pelas emissões rodoviárias naquelas regiões.
O atual governo em funções, liderado por Joe Biden, tinha já identificado a Interestadual 95 como prioridade na estratégia do país relativamente ao transporte de mercadorias para atingir as emissões zero, tendo objetivado, pelo menos, 30% de vendas de camiões médios e pesados com emissão zero até 2030 e 100% até 2040.