O retalho começa o ano com grande dinamismo, com várias marcas a expandirem-se pelo mercado nacional. A Atlanta Mocassin abriu uma nova loja no Porto, reforçando o contacto direto com os consumidores, e a Petroprix, após mais de um ano em Portugal, inaugurou o seu décimo posto de combustível em Oliveira de Azeméis. Marcas como MO, SCALPERS e Intermarché também marcaram o início de 2026 com novas aberturas, consolidando a sua presença em várias regiões do país.
O setor de restauração também está em crescimento, com novas propostas para os consumidores. O Barra Shopping apresenta a loja NORMAL, enquanto o NorteShopping recebe o Smashville. O Fórum Coimbra, por sua vez, prepara-se para abrir uma loja certificada LEGO® e o Centro Vasco da Gama dá as boas-vindas ao Noori Pots.
 
Veja as aberturas que destacámos na galeria.
A SCALPERS continua a consolidar a sua presença no mercado português com a abertura de duas novas lojas, localizadas no Fórum Montijo e no Alegro Alfragide, reforçando a aposta num país que assume um papel estratégico no crescimento internacional da marca. Com estas inaugurações, a SCALPERS passa a contar com 18 pontos de venda em Portugal, fortalecendo a sua proximidade com o consumidor português através de espaços que refletem a identidade da marca, a atenção ao detalhe e uma experiência de compra cuidada.
Os smashburgers mais falados do TikTok chegam finalmente ao Porto. A Smashville abre a sua primeira loja no norte do país no NorteShopping, reforçando o papel do centro comercial como palco de novas tendências e conceitos que marcam a atualidade. Localizada na zona de restauração The Cookbook — um food court único que faz lembrar os mercados tradicionais de comida, com um toque trendy e moderno —, a nova loja assinala um momento-chave na expansão nacional da Smashville e traz ao NorteShopping um conceito que combina técnica, sabor e atitude.
Há uma nova paragem para os fãs de sushi no Centro Vasco da Gama. O Noori Pots, o mais recente conceito do universo Noori, abriu no Piso 2, e traz uma abordagem moderna e descomplicada ao sushi tradicional. Inspirado no chirashi, este restaurante reinventa a tradição através de uma proposta contemporânea, colorida e altamente apelativa. Mantendo a autenticidade dos sabores japoneses, os ingredientes e métodos de confeção convencionais, os pots apresentam uma nova linguagem de sushi e dá resposta a novas tendências de consumo, com refeições equilibradas.
Espaço Guimarães iniciou o ano com novas aberturas na zona de restauração e com um novo espaço de lavagem de carros. O Braza, com uma área de 101 m,2 trouxe ao Espaço Guimarães uma nova proposta de churrasco, pensada para refeições descontraídas e momentos de convívio à mesa. Seguiu-se a abertura do KFC, que ocupa 119 m², reforçando a oferta de restauração com uma marca bem conhecida e uma opção prática para diferentes momentos do dia. A novidade mais recente é a Ecocarwash, um serviço de lavagem automóvel, com um espaço de 194 m2, pensado para facilitar o dia a dia. Agora é possível lavar o carro enquanto faz as suas compras, com uma equipa de profissionais dedicados a tratar da limpeza.
Águeda marcou o primeiro passo fora de Espanha da Petroprix. Pouco mais de um ano depois de chegar a Portugal, a empresa acaba de abrir um novo posto, em Oliveira de Azeméis, alcançando assim a marca “redonda” da décima unidade no país. Esta inauguração reforça a presença da marca espanhola a nível nacional e dá continuidade ao seu trajeto de crescimento naquele que é considerado um mercado estratégico no plano internacional da empresa, na qual confiaram mais de 500 mil clientes durante o ano de 2025 apenas em Portugal.
A MO abriu, no passado dia 15 de janeiro, uma nova loja em Évora, no centro comercial Évora Plaza, reforçando a sua presença no Alentejo e a proximidade com os consumidores da região. Com esta inauguração, a MO passa a operar duas lojas no distrito de Évora. No conjunto da região do Alentejo, a marca está agora presente em 11 localizações: Beja, Beja Retail, Elvas, Estremoz, Évora, Évora Plaza, Grândola, Portalegre, Ponte de Sor, Reguengos e Sines.
O Intermarché, insígnia do Grupo Mosqueteiros, inaugurou uma nova loja em Terrugem, concelho de Sintra, no passado dia 8 de janeiro. O novo supermercado, que representa um investimento de 19 milhões de euros, permite a criação de 150 novos postos de trabalho, reforçando a presença da insígnia na região e a sua aposta no desenvolvimento da economia local.
O Barra Shopping começa 2026 com uma novidade que vai transformar o dia a dia dos visitantes: a NORMAL chega ao Piso 0 reunindo criatividade, funcionalidade e bom preço. A loja oferece uma experiência de compra única, onde se pode encontrar de tudo um pouco: artigos de decoração, papelaria, gadgets, utensílios domésticos, produtos de beleza, lifestyle e acessórios originais, perfeitos para uso diário ou para oferecer como presentes inesperados.
Após o sucesso das três primeiras Lojas Certificadas LEGO® em Portugal, no Centro Colombo, NorteShopping e Armazéns do Chiado, o Forum Coimbra vai agora receber os tijolos mais famosos do mundo, trazendo um universo de desafios criativos e de construção à Cidade dos Estudantes. A nova loja, prevista para a primavera, vai encantar fãs de LEGO de todas as idades — desde a decoração inspirada na cidade até aos sets mais procurados, incluindo exclusivos, ofertas regulares em compras e muitas surpresas para os fãs de LEGO.
Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters
Subscrever