Um estudo recentemente divulgado em Espanha pela Kantar World Panel vem pôr a claro a origem dos produtos de marca de distribuição. Se até aqui se acreditava que as ‘marcas brancas’ eram feitas no mesmo sítio que as marcas de fabricante, agora sabe-se que apenas uma percentagem muito reduzida tem essa origem.
Segundo o explicado pelo site InfoRetail, apenas 5,4% dos produtos de marca própria (MDD) são fabricados por fabricantes de marcas líderes, um valor que decresceu 3,4 pontos face ao apurado em 2012.
“A grande maioria dos fabricantes de marcas líderes não produz MDD”, assinalou o Diretor de Consumer Insights da Kantar Worldpanel, César Valencoso. Segundo o explicado, apenas 3% dos fabricantes de MDF são também fabricantes de MDD, algo que, segundo o estudo, pode ser explicado pelo facto de se ter verificado um aumento nos fabricantes de MDD e um crescimento nos fabricantes de MDF que deixaram de fabricar MDD.
A análise realizada a 9.631 referências de MDD em 72 categorias de produtos, referentes a dez cadeias de distribuição, revela que em metade destas categorias, os principais fabricantes de marcas não produzem uma única referência de MDD, como café, iogurte, cereais, chocolates ou produtos de higiene pessoal. Na outra metade das categorias estudadas, estes fabricantes dedicam apenas 10% da sua produção ao MDD.
 Marcas de fabricante com potencial de retenção de compradores para os retalhistas
Relativamente às cadeias de distribuição espanholas cujo MDD inclui a maior participação de fabricantes de marcas líderes, a DIA lidera o ranking (6,3%), seguida pelos Supermercados El Corte Inglés (4,7%), Hipercor (3,9%), Alcampo (3,3%), Eroski (2,9%). %), Lidl (2,7%), Consum (2,7%), Carrefour (2,4%), E.Leclerc (1,7%) e Mercadona (1,6%)