A Mercadona anunciou que Portugal, “pela primeira vez, foi rentável”. As lojas da retalhista espanhola em território nacional atingiram 1,8 mil milhões de euros em vendas em 2024, mais 27% do que no ano anterior, tendo a marca apresentado um resultado líquido de 7 milhões de euros.
“Portugal, pela primeira vez, foi rentável. Estamos muito satisfeitos de como está a funcionar Portugal”, afirmou Juan Roig, presidente da Mercadona, na conferência de imprensa de apresentação de resultados, que decorreu hoje, dia 11 de março.
O responsável pela cadeia de retalho espanhola referiu também que ainda faltam alguns passos para que a Mercadona seja totalmente portuguesa, nomeadamente “falta-nos ter um sortido de determinados produtos portugueses, ou seja, adaptarmos o nosso sortido, pois, por exemplo, há produtos que se consomem mais no Norte do que no Sul do país”. Além disso, avançou também que a marca pretende “conhecer mais fornecedores” e ter “mais diretores portugueses”.
Apesar de o resultado líquido ter sido inferior ao que a empresa antecipava, Juan Roig diz estar “muito satisfeito com Portugal” e que, “nos próximos anos, queremos continuar a crescer e chegar a Faro”.

Juan Roig, presidente da Mercadona
Ainda em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, e avançou ter contribuído com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto).
Para continuar a abastecer a sua rede de 60 supermercados em território nacional, a empresa avançou também que comprou 1.400 milhões de euros em produtos aos fornecedores nacionais.
De acordo com a retalhista, após os primeiros cinco anos no país, foram criados 7.000 empregos, tendo avançado com mais de 1.000 milhões de euros de investimento em Portugal durante esse período.
E em 2025?
O presidente da Mercadona avançou que prevê que os lucros da operação da marca em Portugal “dupliquem” para 14 milhões de euros em 2025, ano em que a empresa já anunciou tencionar abrir 10 novas lojas e chegar à cidade de Lisboa. A empresa tem ainda previsto um investimento de mais 157 milhões de euros para o território português.
No total, prevê ainda investir mais de 1.000 milhões de euros e criar mais de 1.000 postos de trabalho em 2025. Do mesmo modo, as suas previsões incluem um aumento de 3,5% nas suas vendas, para atingir os 40.100 milhões de euros, e a consolidação de um lucro idêntico ao do último exercício.
Resultados gerais
No geral, a Mercadona terminou o ano passado com vendas de 38,8 mil milhões de euros entre Portugal e Espanha, registando um aumento de 9% face ao ano anterior, com 37.057 milhões a corresponderem à faturação de Espanha e os restantes 1.778 à de Portugal.

Juan Roig e membros do Comité de Direção da Mercadona após a Conferência de Imprensa 2024