Os dados são de um estudo da MasterCard, que analisa dados internacionais relativos às últimas tendências na área do e-commerce. De acordo com o Mediascope Europe/ACEPI 2012, os portugueses são dos que mais hábitos de consumo online têm. 97% dos utilizadores portugueses recorrem à internet para pesquisar informação sobre os bens que pretendem adquirir, e 78% fazem compras online.
Os números da MasterCard em 2012 confirmam esta tendência, dando conta do expressivo crescimento do e-commerce em Portugal. No último ano, o número de transações processadas online com ferramentas de pagamento MasterCard e Maestro aumentou 26% e o volume gasto nas transações processadas cresceu 20%.
Com o crescimento das redes sociais como canal complementar às lojas online ou tradicionais, os consumidores continuam a explorar novas maneiras de fazer compras. As pessoas estão cada vez mais envolvidas no processo e partilham informação, as suas paixões e gostos com uma comunidade com interesses semelhantes. Os consumidores consultam as “críticas” de outros clientes ou recebem respostas às suas dúvidas, em tempo real, antes de fazerem uma compra.
Mas a prioridade continua a ser a segurança. “A segurança não devia ser uma barreira para os consumidores que escolhem comprar online. A diversidade de ferramentas de pagamento adaptadas a diferentes públicos, dos estudantes a jovens profissionais, garante que todos os consumidores possam usufruir dos benefícios do e-commerce”, conclui Jennifer Rademaker, Vice Presidente Sénior de Produtos na MasterCard Europe.