Quantcast
Retalho

Marketplaces concentram metade do e-commerce em Espanha

iStock

Os marketplaces são hoje responsáveis por 50% da faturação do comércio eletrónico em Espanha, movimentando cerca de 19 mil milhões de euros, segundo o Estudio de Marketplaces 2025 da Elogia. Estes canais consolidam-se assim como o principal motor do e-commerce nacional, canalizando um em cada dois euros gastos em compras digitais.

A Amazon mantém uma posição dominante, escolhida por 90% dos compradores online espanhóis. Nove em cada dez e-shoppers adquiriram algum produto no seu marketplace no último ano. Em segundo lugar surge a AliExpress (40%), seguida da Shein (29%). Completam o top nacional: Temu (28%), El Corte Inglés (25%), Decathlon (22%), Miravia (16%), Leroy Merlin (15%), Zalando (14%), MediaMarkt (11%), eBay (10%), TikTok Shop (2%) e Maisons du Monde (1%).

O estudo destaca que plataformas como AliExpress, Shein e Temu estão a consolidar a sua posição graças a preços competitivos e à ligação com o público jovem, enquanto marketplaces de nicho, como TikTok Shop ou Maisons du Monde, ainda enfrentam desafios de posicionamento e notoriedade.

As redes sociais, especialmente TikTok e Instagram, ganham peso como canais de influência nas decisões de compra, apoiadas por publicidade digital e promoções online, em detrimento de meios tradicionais como o email marketing ou a televisão. Apesar disso, retalhistas históricos como El Corte Inglés e MediaMarkt mantêm relevância, sustentada pela confiança e pela perceção de qualidade entre os consumidores.

O relatório revela ainda que 93% dos compradores online utilizam marketplaces, embora apenas 40% consigam defini-los corretamente. Três em cada quatro (75%) afirmam confiar bastante ou muito nestas plataformas, atraídos por preços baixos (83%), variedade de produtos (59%) e condições de entrega e devolução ágeis (58%).

Além disso, seis em cada dez compradores não prestam grande atenção ao vendedor individual e 62% esperam que seja o próprio marketplace a resolver eventuais problemas ou garantias, reforçando o seu papel como intermediário direto e confiável na experiência de compra digital.

Em média, cada comprador espanhol utiliza 3,1 marketplaces para as suas aquisições online, refletindo a crescente diversificação do canal.

Retail media, sustentabilidade, marketplaces e IA vão definir o retalho em 2025

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever