Quantcast
Retalho

“Dojo”: O maior ‘laboratório vivo’ do retalho automatizado mora em Portugal

dojo, laboratório

Foi inaugurado esta segunda-feira, em Lisboa, mais concretamente na Rua Vera Lagoa nº 10B, 1600-177, Lisboa, o maior espaço comercial autónomo da Europa. O projeto é a materialização de uma espécie de laboratório experimental do ‘novo retalho’, onde é possível entrar e sair sem ter de interagir com qualquer funcionário ou tirar a carteira do bolso.

Inspirado num modelo já lançado pela Sensei, em parceria com a Sonae, de loja autónoma (Continente Lab), este novo espaço comercial com 500 m2 “representa um ambiente totalmente controlado que dará lugar a futuras apresentações para os vários clientes, comunidades, investidores e parceiros”.

 

O Dojo Demo Store, desenvolvido em parceria com a Hewlett Packard Enterprise (HPE), representou um investimento de cerca de 2 milhões de euros, num projeto cofinanciado pela União Europeia e que nasceu fruto da experiência da portuguesa Sensei.

Presente na inauguração deste espaço, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou que este projeto põe a capital portuguesa num lugar destacado em termos de inovação, realçando, citado pelo ECO, que  a loja põe “decisores das maiores empresas de retalho do mundo” a pensar, “colaborar e desenhar novos projetos para o retalho do futuro com tecnologia portuguesa”.

 

Tecnologia portuguesa também foi pioneira na América Latina

No final do ano passado, a Sensei lançou-se também num projeto além fronteiras. Trabalhando diretamente com o Grupo Muffato, a empresa portuguesa instalou na cadeia brasileira de supermercados a que seria a primeira plataforma de Inteligência Artificial (IA) da fornecedora de tecnologia de lojas autónomas.

 

Funcionando em moldes semelhantes à loja já desenvolvida com a Sonae, a loja Muffato Go “assegura self-scanning ou outro formato físico de checkout. Os clientes podem entrar na loja, recolher os seus produtos e sair sem necessitarem de passar por uma caixa ou estarem numa fila, através de um QR code, gerado na aplicação do Grupo Muffato”.

Tecnologia escalável até 1500 m2

 

Ainda não aberto ao público, este espaço apresenta já uma tecnologia que segundo a empresa lusa é escalável para espaços comerciais de 150 m2 a 1500 m2. Neste ‘laboratório’, o que se procurou foi ‘dar’ “tamanho” ao trabalho que que já vinha a ser desenvolvido, permitindo “a inclusão e teste de inovações que melhoram ainda mais a experiência de compra sem atritos.”

Numa publicação nas redes sociais, a Sensei anunciou assim novos recursos como:

  • Entrada e saída sem portão.
  • Um terminal de pagamento automático com cartão onde as compras são exibidas em tempo real no final de uma loja.
  • A possibilidade de fazer compras sem usar um aplicativo.
  • Acompanhamento automatizado dos produtos servidos nos balcões assistidos: padaria, açougue ou peixaria.
  • Integração de máquinas de café e suco self-service.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever