Quantcast
Retalho

Sonae segue ‘passos dos gigantes’ e aposta em loja 100% cashierless

Até ao dia de hoje a Amazon era, se não o único, o principal ‘investidor’ em lojas sem caixas. Porém, em Portugal, está prestes a nascer o mais recente projeto do tipo, com a Sonae a dar um passo de gigante rumo ao futuro do retalho.

Na Continente Labs, loja que irá abrir, esta quarta-feira, dia 26, no Arco do Cego, junto ao Instituto Superior Técnico, a retalhista lusa está apostada em testar uma nova experiência de compra… sem caixas, com muita tecnologia, sem trocas de dinheiro ou transações bancárias diretas, e que, diga-se a verdade, pode em breve começar a mudar a face do retalho em Portugal.

 

A DISTRIBUIÇÂO HOJE esteve presente no local, uma semana antes da inauguração oficial da loja, e falou com Frederico Frederico Santos, Diretor de Inovação e Transformação Digital da Sonae MC, que nos explicou, em primeira mão, o porquê do nascimento desta aposta: testar, testar, aprender e inovar.

Frederico Santos

Frederico Santos, diretor de inovação e transformação digital do Continente
@Rodrigo Cabrita

“No Continente estamos sempre a pensar no passo seguinte, mas gostamos ainda mais de dar esse passo. A loja Continente Labs é a loja que nos aproxima do futuro. Esta é mais uma experiência pioneira do Continente, em desenvolvimento desde 2019, que permite reforçar as relações entre marca e consumidor e transformar a jornada de compra em algo ainda mais rápido, eficaz e com o mínimo de contactos possível, sempre em segurança. Bastam 5 segundos para comprar algo nesta nova loja” explica Frederico Santos

 

Após dois anos de testes, na companhia da start-up portuguesa Sensei, a nova loja da insígnia portuguesa promete gerar rebuliço entre os clientes. Em pouco menos de uma hora, quase todos os que por ali circulavam pararam à porta do estabelecimento (ainda por inaugurar), para espreitar… e (tentar) comprar.

Continente LABS
@Rodrigo Cabrita

Suportada em machine vision, a tecnologia empregue nesta loja usa sensores de prateleiras para ter maior confiança sobre as ações dos clientes, conseguindo captar o mais ínfimo movimento, no sentido de compra ou reposição na prateleira, isto “através do peso que é subtraído da prateleira aquando da retirada do produto, ou do peso que a prateleira recebe, se mudar de ideias e voltar a pousar o produto” (confira o vídeo aqui).

 

Desta forma, para ‘usar’ esta loja, tudo o que o cliente precisa é de ter instalado no seu smartphone a aplicação da marca, passá-la num leitor de códigos que lhe abre as portas, guardar o telefone no bolso, entrar, escolher, comprar… e sair, pois nem sequer lhe vão pedir qualquer pagamento.

“Ainda antes da situação provocada pela Covid-19, os clientes já começavam a privilegiar soluções mais simples de checkout (sem operador). É uma tendência que temos vindo a acompanhar há já alguns anos” continua o responsável da Sonae MC, Frederico Santos. “A loja Continente Labs, esta quarta-feira inaugurada, faz parte de um projeto da marca com várias manifestações enquanto incubadora de experimentação/inovação do Continente. O projeto Continente Labs consiste na promoção da experimentação de soluções inovadoras ao cliente – tecnológicas ou não”, define o Diretor de Inovação e Transformação Digital da Sonae MC.

Continente LABS 
@Rodrigo Cabrita

 

 

Continente LABS 
@Rodrigo Cabrita

Continente LABS 
@Rodrigo Cabrita

 

Localização e aplicação: Aberta diariamente das 12h00 às 21h00[1], a nova loja está localizada na Rua D. Filipa de Vilhena (junto ao Jardim do Arco do Cego), e tem uma área de venda de 150m2. Para entrar, é necessário descarregar a app Continente Labs (disponível gratuitamente para android e iOS) e ser utilizador da app Cartão Continente com Continente Pay e fatura eletrónica ativos.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever