Kantar Worldpanel: Volume promocional aumentou, mas compras caíram

15% dos portugueses não sabe quanto gasta e ganha por mês

Apesar do volume promocional nos FMCG ter aumentado cerca de 28% durante o primeiro trimestre do ano, as compras caíram 2,1%. A conclusão é da Kantar Worldpanel, que revelou esta terça-feira (5 de maio) que os consumidores portugueses reduziram as quantidades compradas nos primeiros três meses do ano.

Segundo a Kantar Worldpanel, “mais significativa é ainda a queda verificada na oferta MDD, onde apesar de este ano surgir um maior número de atos de compra com promoções neste tipo de oferta, isso não evitou uma queda do volume das MDD em -4,4%, quase o dobro do verificado no mercado total FMCG.”

Nas marcas de fabricante, no entanto, o efeito é contrário, tendo-se verificado um crescimento de 3,2% no volume comprado nos primeiros três meses deste ano. A Kantar Worldpanel explica também que “se em termos macroeconómicos vemos que os índices de confiança do consumidor estão a melhorar, concluímos que isso não afeta, ainda, o consumo FMCG das famílias portuguesas.”

Esta diminuição no consumo estende-se também ao mercado da Roupa, que no mesmo período sofreu uma quebra de 3% no mercado nacional, segundo a organização.