Retalho

Grupo DIA anuncia novas mudanças no Conselho de Administração

Grupo DIA anuncia novas mudanças no Conselho de Administração

O Grupo DIA anunciou esta terça-feira (21 de maio) a renovação do Conselho de Administração depois de o plano de reestruturação do principal acionista -LetterOne – ter sido aceite em bolsa e pelos bancos. O grupo espanhol conseguiu evitar entrar em incumprimento com a banca credora a quem teria de começar a pagar créditos de 900 milhões de euros já este mês.

Numa nota enviada às redações, a companhia revela que “foram aceites as demissões apresentadas pelos administradores: Richard Golding, Mariano Martín Mampaso, Antonio Urcelay Alonso, María Garaña Corces, Julián Díaz González, Angela Spindler e Borja de la Cierva Álvarez de Sotomayor como administradores e membros das comissões do Conselho de Administração da DIA como consequência do resultado positivo da referida oferta pública de aquisição formulada pela LetterOne, e a conseguinte mudança no controla da empresa.”

“Foram nomeados por cooptação: Stephan DuCharme, Michael Joseph Casey, Sergio Antonio Ferreira Dias e Karl-Heinz Holland como administradores externos (propostos pela LetterOne) e Christian Couvreux e José Wahnon Levy como administradores independentes”, acrescenta ainda.

Para além disso, passam a fazer parte do Conselho de Administração do Grupo DIA Stephan DuCharme, como Presidente do Conselho de Administração, Karl-Heinz Holland, como CEO (Chief Executive Officer Grupo DIA), Christian Couvreux, Stephan DuCharme e Jaime García-Legaz Ponce, como membros da Comissão de Compromissos e Remunerações, e Sergio Antonio Ferreira Dias e José Wahnon Levy, como membros da da Comissão de Auditoria e Conformidade.

A empresa aceitou ainda as demissões dos atuais Secretário e Vice-Secretário do Conselho de Administração, Ramiro Rivera Romero e Miguel Ángel Iglesias Peinado, tendo sido nomeados Álvaro López-Jorrín Hernández e Lisa Giroux como novos Secretário e Vice-Secretária do Conselho de Administração.

Stephan DuCharme, Presidente do Conselho de Administração do Grupo DIA, sublinha que, “a L1 Retail está muito satisfeita por se tornar acionista de referência do Grupo Dia. Também estamos satisfeitos por termos chegado a acordo com todos os credores para garantir uma estrutura de capital viável a longo termo. Iremos trabalhar com os credores de forma expedita para concluir a injeção de 380 milhões de euros adicionais no negócio, para além do aumento de capital de 500 milhões de euros. Isso irá garantir a criação de uma plataforma sólida para a reestruturação do negócio em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina. Podemos agora concentrar toda a nossa atenção no que é realmente importante, melhorar o DIA para benefício dos nossos clientes, dos 46600 colaboradores e franchisados, dos fornecedores, dos credores e restantes acionistas. Temos uma visão clara: tornar o DIA num retalhista alimentar de proximidade líder, e enquanto investidores a longo prazo, sabemos que isto irá requerer paciência e muito trabalho. Gostaria de agradecer a Borja de la Cierva pela sua dedicação nos últimos cinco meses à frente do negócio numa situação muito desafiante”.