Quantcast
Retalho

Ecommerce Europe lança Grupo de Trabalho em Sustentabilidade

Ecommerce Europe lança Grupo de Trabalho em Sustentabilidade

O Ecommerce Europe lançará um novo Grupo de Trabalho em Sustentabilidade em fevereiro de 2020, onde os membros terão a oportunidade de compartilhar os desafios nos seus países, as melhores práticas e desenvolver a posição do Ecommerce Europe em questões relacionadas com a sustentabilidade.

Esta iniciativa vem na sequência da publicação, por parte da Comissão Europeia, o altamente esperado o Pacto Ecológico Europeu, acompanhado de um cronograma com as principais iniciativas legislativas e não legislativa. Após essa publicação, o Ecommerce Europe levou a cabo uma discussão com todos os membros, concluindo que o setor do comércio digital e o comércio eletrónico na Europa pode desempenhar um papel nessa transição.

 

Partindo do pressuposto que a questão da transição para uma economia mais sustentável já está no radar dos retalhistas na Europa, “novos modelos de negócios e melhores práticas estão a ser desenvolvidos para garantir a contribuição do setor para essa mudança cultural e económica”.

Entre as práticas que estão a ser desenvolvidas estão:

 

soluções inovadoras e novos modelos de negócios, com as empresas a repensar as suas parcerias e ecossistema, ofertas aos consumidores etc.. Com a estrutura e as ferramentas certas, a transição para uma economia circular e neutra em termos de clima representa uma oportunidade real para os comerciantes online. O setor de comércio digital está particularmente bem equipado para aproveitar essas novas oportunidades e contribuir para essa transição;

Os retalhistas online desfrutam de um relacionamento privilegiado com os consumidores – isso significa que eles podem adaptar-se às novas exigências dos consumidores, cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas escolhas, mas também contribuem para mudar as maneiras de consumir online.

 

O papel que este setor aspira a desempenhar na transição da economia deve ser acompanhado de ações a nível da UE, incluindo discussões abertas com todas as partes interessadas, intercâmbio de soluções e melhores práticas transfronteiriças, participação ativa no processo de tomada de decisões, etc.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever