O Carrefour Argentina anunciou ter introduzido nas suas lojas uma tecnologia que recorre a Inteligência Artificial (IA) para evitar o desperdício alimentar.
Segundo o noticiado, a tecnologia chama-se Wasteless AI e foi aplicada em todas as 640 lojas da retalhista na Argentina, sendo que se espera que com esta colaboração se possa reduzir drasticamente o desperdício de alimentos, diminuir os custos de remarcação de produtos em 54% e oferecer aos consumidores produtos frescos aos melhores preços.
A tecnologia permite que produtos perecíveis sejam alvo de um desconto dinâmico, garantindo que sejam vendidos no momento ideal do seu ciclo de vida, sendo que além de reduzir o desperdício melhora também a experiência de compra dos clientes ao fornecer produtos de alta qualidade a preços reduzidos.
Oded Omer, CEO da Wasteless AI, disse: “A nossa missão na Wasteless AI é vencer a luta contra o desperdício de alimentos. A parceria com o Carrefour na França e agora a expansão para a Argentina amplificam significativamente o nosso impacto”.
Ao aproveitar os algoritmos de aprendizagem de IA da Wasteless AI, o Carrefour Argentina pode prever situações de desperdício de alto risco, reduzir a sua pegada ecológica, diminuir os seus custos operacionais e oferecer aos clientes ofertas exclusivas em produtos frescos e de qualidade.
Além da Argentina, a Wasteless AI também atua na Alemanha, Estados Unidos, França e Holanda.Ralph de Vries, CCO da Wasteless AI e responsável pela Wasteless AI na Europa, acrescentou: “Além de reduzir o desperdício de alimentos, acho a margem líquida adicional por SKU por loja por mês interessante e espetacular de ver.”