Retalho

Capgemini ajuda comerciantes na fidelização das compras online de produtos alimentares e bebidas

Capgemini ajuda comerciantes na fidelização das compras online de produtos alimentares e bebidas

A Capgemini anunciou o lançamento do Unified Commerce Solution for Grocery, uma nova solução Salesforce Fullforce inteiramente concebida para ajudar os comerciantes a aumentarem rapidamente o nível de fidelização dos clientes nas compras online de produtos alimentares e bebidas no supermercado, através da oferta de uma melhor experiência de gestão das encomendas. Desenvolvida pelo Lyons Consulting Group (LYONSCG), que faz parte da Capgemini, a Unified Commerce Solution for Grocery integra o e-commerce com os sistemas de marketing e de serviço a cliente, de modo a ajudar os comerciantes a personalizarem as suas ofertas e a entregarem os seus produtos mais rapidamente.

Um estudo recente da Capgemini revela, aliás, que as compras online irão aumentar rapidamente. 38% dos clientes dos EUA já compram os seus produtos alimentares e bebidas no supermercado online (pelo menos uma vez por semana e/ou várias vezes), e espera-se que este número venha aumentar para 52% até 2021. Adicionalmente, 40% dos consumidores considera os serviços de entrega como uma característica fundamental para as compras online de produtos alimentares e bebidas no supermercado. Um em cada cinco consumidores (20%) afirma que mudará de fornecedor/lojista caso este não ofereça os serviços de entrega.

A Unified Commerce Solution for Grocery ajuda os comerciantes a alcançarem os seus objetivos de negócio e a responderem aos desafios dos atuais consumidores online, ao disponibilizar os recursos de e-commerce, marketing e de serviço a cliente, através da Commerce Cloud, da Marketing Cloud e do Service Cloud da Salesforce.

A nova solução também inclui a Anypoint Platform da MuleSoft para ajudar os lojistas a integrarem os dados e as aplicações legadas numa rede de aplicações, incluindo: os pontos de venda, os sistemas financeiro e de inventário, fidelização, motores das promoções, etc. A nova solução tem como objetivo ajudar os comerciantes a aumentarem a velocidade da colocação dos produtos no mercado, a implementarem uma estratégia omnichannel, a integrarem os sistemas com tecnologias digitais orientadas para os clientes e a implementarem novas tecnologias que melhorem as experiências dos consumidores.

As funcionalidades incluem:

  • Modificação das encomendas efetuadas antes da entrega ser confirmada.
  • Classificação, pesquisa e filtragem de produtos com base em compras feitas anteriormente.
  • Gerir facilmente as preferências dos clientes adicionando e guardando os produtos encomendados no seu perfil, de modo a permitir fazer novas compras dos mesmos muito rapidamente.
  • Compras de inventários com localização específica e com uma visão em tempo real da seleção dos produtos, dos preços e dos prazos de entrega.
  • Implementação otimizada de campanhas de email marketing personalizadas.

“Com o mercado online dos produtos de alimentação e bebidas/supermercado posicionado para crescer substancialmente nos próximos anos, agora é o momento ideal para procurar formas inovadoras de chegar aos consumidores e de criar experiências de compras online verdadeiramente relevantes e diferentes neste segmento,” afirma Rich Lyons, CEO da LYONSCG, que faz parte do grupo Capgemini. “Esta solução pode ajudar os comerciantes a implementarem, de forma rápida e rentável, as tecnologias necessárias para facilitarem o preenchimento das ordens de encomenda, para aumentarem os níveis de fidelização dos consumidores e para transformarem os seus negócios.”

A Unified Commerce Solution for Grocery reforça ainda mais a conjugação única de recursos, de alianças e de experiência que a Capgemini possui na implementação de soluções tecnológicas e de negócio end-to-end junto de lojistas e de retalhistas em todo o mundo, ao longo dos seus percursos de transformação digital. Esta nova solução vem também ampliar o raio de ação das três soluções da Salesforce anteriormente lançadas, e que estão vocacionadas para retalhistas e lojistas.