A C&A apresentou esta quinta-feira, dia 15 de julho, em formato de conferência digital, a sua nova Estratégia Global de Sustentabilidade, comprometendo-se com várias medidas para os mercados-chave na Europa, Brasil, México e China.
Com muitos dos objetivos estabelecidos, neste âmbito, até 2020, cumpridos, a marca pretende definir metas mais ambiciosas e ousadas até 2028, comprometendo-se com um foco quase total em questões de sustentabilidade.
Em comunicado, explica-se que “enquanto uma das empresas líderes da indústria que inovou nos últimos anos com a utilização de materiais mais sustentáveis, a C&A definiu agora novos objetivos principais para as suas operações na Europa:
- Adquirir 100% das matérias-primas de forma mais sustentável até 2028[1].
- Inovar e vincular os princípios de circularidade de forma a prolongar a vida útil de 7 em cada 10 produtos até 2028.
- Substituir 50% dos plásticos descartáveis nas lojas, na loja online e na cadeia logística por alternativas sustentáveis até 2028”.
Giny Boer, CEO da C&A Europa, reforçou: “Convidamos os nossos clientes a vestir a mudança – com roupa que é tendência, acessível e produzida com responsabilidade. Os últimos resultados mostram-nos que os nossos clientes querem seguir connosco nesta viagem rumo a uma moda mais sustentável. E é por isso que estamos felizes por anunciar os nossos novos e ambiciosos objetivos.”
Noutro ponto da reunião desta quinta-feira, estiveram também as medidas tomadas durante os últimos cinco anos, lembrando a marca que é um dos maiores compradores de algodão orgânico certificado a nível mundial.
Outros destaques do relatório (C&A Global):
- Aumento do uso de algodão mais sustentável, de 53% em 2016 para 96% em 2020 – quase atingindo a meta de 100% da empresa.
- Em 2020, a C&A utilizou 68% de matérias-primas mais sustentáveis, superando o seu objetivo em 1%.
- A C&A tem demonstrado uma liderança contínua na indústria na área da circularidade, tendo produzido o primeiro tecido de ganga com certificação Cradle to Cradle CertifiedTM Platinum em 2020. Desta maneira, lidera o rumo da indústria em direção à moda circular com mais de quatro milhões de produtos Cradle to Cradle CertifiedTM lançados no mercado até hoje.
“Estamos orgulhosos por ter atingido a maioria dos nossos objetivos sustentáveis de 2020. Isto é onde reside a base para uma ainda mais ambiciosa estratégia e que nos leva mais longe no nosso compromisso de tornar as escolhas sustentáveis no novo normal,” disse Aleix Busquets Gonzalez, Diretor da Sustentabilidade Global, na C&A.