Quantcast
Tecnologia

A IA ao serviço da customização de produto: Um ‘exemplo de luxo’

As aplicações de inteligência artificial parecem ser o passo que o retalho internacional está a dar em termos do que é a sua atualização. Aproximando-se dos padrões do consumidor, a Zegna, retalhista de luxo, anunciou a primeira e mais avançada ferramenta de customização do mundo com recurso a IA.

Segundo o explicado, o Zegna X é uma espécie de configurador que, recorrendo a inteligência artificial, permite aos clientes da marca desenhar alguns aspetos dos produtos desenvolvidos pelo retalhista.

 

Baseando-se em tecnologia que simula as três dimensões é possível aos utilizadores escolherem aspetos como corte, cor, estilo, medidas e material, isto apesar de o lançamento ter sido realizado apenas com a coleção de roupa e calçado de lazer da marca. No total, segundo o explicado, estão disponíveis para customização 2300 produtos, sendo permitidas mais de 49 mil milhões de combinações de estilos.

Para já, a tecnologia está apenas disponível na flagship store da Marca em Milão, sendo que, adicionalmente, em 2024, o configurador Zegna X estará disponível para todos os compradores em Zegna.com, oferecendo opções de personalização em qualquer parte do mundo.

 

Edoardo Zegna, diretor de marketing, digital e sustentabilidade da Zegna, a este propósito, considerou que este lançamento “representa outro marco importante para a Zegna e o futuro do luxo é o cliente. Em 2022, a Zegna aumentou o seu investimento em tecnologias voltadas para o cliente, alocando mais de 5 milhões de euros para o ecossistema Zegna X”.

“Continuaremos a aumentar o investimento nessa direção em 2023 com outros novos desenvolvimentos. Estamos orgulhosos de estabelecer uma nova referência para o nível máximo de experiência de cliente em marcas de luxo, conectando dados por meio de IA, narrativa pessoal e criação de produtos. O Zegna X é a nossa proposta de valor única e estamos orgulhosos de ter a Microsoft, líder global em IA, como nossa parceira nesta jornada”, concretizou Zegna.

 

Retalho online de moda será dos mais impactados pela IA generativa

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever