O grupo anglo-holandês Unilever chegou a um acordo com a GlaxoSmithKline (GSK) para adquirir o seu portfólio de bebidas saudáveis (GSK HFD) na Índia, Bangladesh e 20 outros mercados asiáticos, incluindo a marca Horlicks, bem como a fusão entre a Hindustan Unilever (HUL) e a GSK Consumer Healthcare Índia (GSK CH India), num total de 3.300 milhões de euros e ações de sua subsidiária indiana.
A aquisição da GSK HFD, cujo volume de negócios, em 2018, foi de cerca de 550 milhões de euros, dos quais 90% correspondiam ao mercado indiano, alinha com a estratégia da Unilever para aumentar sua presença nos segmentos de bebidas saudáveis e alimentos nos mercados emergentes em rápido crescimento, explicou a multinacional anglo-holandesa.
De acordo com os termos acordados, a fusão entre a HUL e GSK CH Índia terá lugar na base de troca de 4,39 ações da subsidiária da Unilever título por cada título da subsidiária da GSK, o que implica um valor total de cerca de 3.960 milhões de euros e um prémio de 5%. Após a emissão de novas ações do HUL, a participação da Unilever na subsidiária será diluída de 67,2% para 61,9%.
Por outro lado, o acordo inclui a aquisição pela Unilever de 82% da GSK Bangladesh por 169 milhões de euros, bem como a compra de certas operações comerciais fora da Índia por cerca de 470 milhões de euros.
“A Horlicks contribuiu significativamente para a GSK e para a saúde dos consumidores na Índia durante décadas e acreditamos que a Unilever está bem posicionada para maximizar o seu futuro potencial”, referiu Emma Walmsley, administradora-delegada da GSK, acrescentando que o laboratório britânico utilizará os ganhos de capital desta operação para apoiar as prioridades estratégicas da empresa, incluindo investimentos no seu negócio farmacêutico.