A Sogrape, empresa familiar de vinhos em Portugal, lançou o seu primeiro fundo de capital de risco, Sogrape Ventures. O fundo será gerido em parceria com a Beta Capital e tem como objetivo investir e acelerar o ecossistema de start-ups disruptivas com soluções inovadoras enquadradas na cadeia de valor da indústria do vinho em particular, e das bebidas em geral.
Com um capital inicial de cinco milhões de euros, o fundo pretende investir em start-ups disruptivas e projetos early-stage, com abordagem positiva nas vertentes ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e com produtos ou modelos de negócio inovadores com potencial de escalabilidade.
“Estamos muito otimistas com o lançamento do fundo Sogrape Ventures e com a oportunidade de darmos a inovadores, empreendedores e start-ups o apoio necessário para testar, desenvolver e expandir soluções inovadoras capazes de criar um verdadeiro impacto na indústria do vinho”, afirma Fernando da Cunha Guedes, presidente da empresa.
A Sogrape já se encontra em processo de identificação e análise de start-ups, em Portugal e noutros países, e está igualmente envolvida num ecossistema de iniciativas de inovação aberta e a trabalhar na criação de uma estrutura de venture builder que será lançada em 2024.