Economia Circular

Projeto nacional transforma óleos alimentares usados em detergentes ecológicos

Projeto nacional transforma óleos alimentares usados em detergentes ecológicos

A EcoX e a Mistolin Pro acabam de lançar o programa Green Grease, uma iniciativa que pretende transformar óleos alimentares usados em detergentes ecológicos, usando os princípios da Economia Circular.

O programa usa uma tecnologia patenteada pela Universidade de Coimbra e pretende resolver dois problemas com que a maioria dos estabelecimentos profissionais se deparam diariamente.

Atualmente, todos os dias são geradas 150 toneladas de óleos alimentares usados, só em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, situação que se traduz em danos para o ambiente e num peso financeiro para os municípios estimado de 300 milhões de euros para remover esses óleos usados das águas das ETARs.

“O programa Green Grease serve-se dos princípios da Economia Circular para solucionar de forma mais eficiente dois problemas com que a maioria dos estabelecimentos profissionais se deparam diariamente: a recolha de óleo alimentar usado e o fornecimento de detergentes ecológicos. Adicionalmente o programa garante também que estes estabelecimentos recebem certificados ecológicos devidamente reconhecidos pela Quercus”, explicam os responsáveis pelo projeto.

César Henriques, coordenador do projeto, sublinha que “acreditamos que a inovação – na ciência, na sociedade civil, nas vidas de todos nós – só é verdadeiramente válida quando traz um benefício global e não apenas a um grupo restrito e privilegiado.”