Quantcast
Produção

Produção de azeite nacional atinge novo recorde

olival Distribuição Hoje

A produção de azeite portuguesa deverá ter chegado às 100 mil toneladas na campanha de 2015-2016. A previsão é do Sistema de Informação sobre o Azeite e a Azeitona de Mesa (SIAZ), que no início de março divulgou os dados que indicam que esta poderá ser a produção “mais elevada dos últimos 30 anos” em Portugal.

A produção de 100 mil toneladas de azeite representa um aumento de 64% face à campanha de 2014-2015 e de 42,5% face à média das últimas cinco campanhas, de acordo com o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

De acordo com a revista Vida Rural, as últimas previsões agrícolas do INE já apontavam para um crescimento na produção de azeitona para azeite no ano de 2015, com as previsões a indicarem que poderia atingir as 526 mil toneladas, um valor 20 pontos percentuais acima do registado em 2014.

De acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE de janeiro de 2016, a “produção de azeitona para azeite ficará novamente acima do meio milhão de toneladas”, impulsionada sobretudo pela produção do Alentejo.