O evento ‘O Chocolate em Lisboa’ volta a realizar-se este ano entre os dias 4 e 7 de fevereiro, no Campo Pequeno, numa edição que, segundo a organização, teve uma procura cinco vezes superior à disponibilidade de espaço. Com a presença de algumas das maiores marcas de chocolate do mundo, este ano o evento tem como destaque a participação da República do Perú, como país produtor convidado, conta a organização.
Segundo a organização do evento, “a edição de 2016 conta com 80 expositores e mais de 200 marcas de chocolate numa iniciativa em que a procura superou a oferta em cinco vezes a disponibilidade de espaço. O número de visitantes estimados para esta edição aponta para os 30 mil, mais 5 mil que comparativamente a 2015. No que se refere ao consumo de chocolate só no ano passado foram consumidas mais de seis toneladas de chocolate.”
Das atividades deste ano, destaque para o palco INCA, onde será esculpida ao vivo uma estátua de um imperador Inca, produzida pelo mestre chocolateiro Paulo Santos. A estátua, que deverá ficar terminada no dia 7 de fevereiro, terá aproximadamente 1,7 metros de altura e será composta por 180 kg de chocolate Callebaut, 40kg de chocolate negro, 50kg de chocolate de leite e 90kg de chocolate branco. Em simultâneo, Rita Frutuoso, mestre de cerâmica, vai produzir réplicas fiéis de artefactos incas em chocolate numa roda de oleiro.
Para além do Perú como principal destaque internacional do certame, estarão ainda presentes marcas de países produtores de chocolate como Bélgica, França, Suíça, Espanha, Inglaterra, Itália, São Tomé e Príncipe, México, Vietname e Portugal.