A Nestlé Portugal, no ano em que celebra os 100 anos de atividade em Portugal, revelou que o seu volume de negócios cresceu 8,3%, em 2022. No total, a empresa atingiu os 677 milhões de euros.
Segundo explicado em comunicado, neste resultado do negócio estão também incluídas as exportações, no valor de 125 milhões de euros, que a Nestlé Portugal faz a partir das suas duas fábricas (cerca de 60% do total da produção em Portugal).
“A pressão do aumento de custos impactou também os resultados da companhia. Para mitigar os aumentos de preços a Nestlé trabalhou em eficiências internas que permitiram atenuar a inflação e os aumentos dos preços das matérias-primas, transportes e energia. Desta forma, 2022 foi um ano com redução de rentabilidade para a Nestlé Portugal, em linha com os resultados da Zona Europa apresentados pelo Grupo”, revela a empresa.
Ao nível dos investimentos, em particular na inovação, na sustentabilidade e na empregabilidade, totalizou 73 milhões de euros, sendo 30 milhões nas operações e 43 milhões no apoio às atividades marketing e de comunicação.
Com esta performance, a Nestlé afirma manter a liderança no conjunto das categorias onde compete, com uma quota de um terço (33,5%) do total do mercado no canal retalho.
“Num ano de grandes desafios, toda a equipa da Nestlé Portugal demonstrou a sua resiliência e capacidade de navegar neste ambiente difícil, entregando, uma vez mais, um ano de crescimento positivo e de criação de valor partilhado. Esta atuação, confirma a nossa estratégia de longo prazo focada na nutrição e na gestão dos recursos naturais, com importantes investimentos em ambas as áreas ao longo da nossa cadeia de valor e dá-nos a confiança de que continuaremos a fazer parte da vida dos Portugueses”, afirmou a diretora-geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz.

Antiga Fábrica TOFA – 1985
Outros destaques ao nível dos resultados da Nestlé Portugal:
- A iniciativa Nestlé Needs Youth impactou mais de 430 jovens, quer através de contratações e de oportunidades de estágio, quer através das mais de 40 iniciativas de formação e preparação para a entrada no mercado de trabalho;
- Atualmente possui um gender balance de 49% de mulheres e 51% de homens nas posições de liderança, “validando anualmente que não temos qualquer gender pay-gap nos diferentes níveis da organização”.
- Compras localmente de mais de 50% das suas necessidades totais de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços, no valor de 140 milhões de euros. Da sua lista de fornecedores fazem parte mais de 900 empresas nacionais;
- Atingiu resultados acumulados a nível ambiental, reduzindo por tonelada de produto produzido 72% no consumo de água, 25% no consumo de energia e 47% nas emissões de gases com efeito de estufa.
“Somos uma empresa de referência que tem como grande objetivo continuar a crescer”