A Mango anunciou durante os últimos dias uma nova estratégia de sustentabilidade até 2023, pretendendo com este documento criar novos objetivos, sistemas de medição mais exigentes e também padrões mais rigorosos de mercado.
Denominado Sustainable Vision 2030, o documento “nasceu com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e social da empresa e está formado por três grandes eixos de ação: Committed to Product (comprometidos com o produto), Committed to Planet (comprometidos com o planeta) e Committed to People (comprometidos com as pessoas), cada um dos quais estabelece metas específicas e projetos concretos para a sua execução”.
Andrés Fernández, diretor global de sustentabilidade e sourcing na Mango, afirma que “a Sustainable Vision 2030 pretende guiar a Mango na próxima fase do caminho para uma indústria têxtil mais sustentável e comprometida.”
A título indicativo, a marca lembra que “75% das peças de vestuário da Mango possuem já propriedades sustentáveis e, a partir de 2021, a empresa conseguiu evitar o uso de 500 toneladas de plástico com o seu projeto de substituição de sacos de plástico por outros feitos de papel para o produto que sai de fábrica”.
“Relativamente às fibras, a Mango avançou nos últimos anos com a incorporação de fibras alternativas de menor impacto dentro da sua coleção. Neste sentido, é de destacar que 90% do algodão e 29% do poliéster utilizados pela empresa são já reciclados e que 63% das fibras celulósicas são de origem rastreável”, explica-se ainda.
Confira os principais objetivos a que a marca se propõe:
- Com a nova estratégia, a Mango centrará os seus esforços em conseguir uma coleção mais sustentável, priorizando materiais com menos impacto ambiental e incorporando critérios de modelo circular, com o objetivo de que, até 2030, estes predominem no desenho dos seus produtos e de que 100% das suas fibras sejam de origem sustentável ou recicladas.
- A Mango substituirá também a etiqueta Committed, nas suas peças de vestuário, por um código QR que redireciona para a sua página web, onde a empresa fornecerá informações sobre a composição, lugar de confeção e fabrico do produto, adiantando-se, assim, aos requisitos dos legisladores e levando aos seus clientes informações mais valiosas sobre as suas peças de vestuário.
- Como parte do seu compromisso com o planeta, a Mango manterá o seu objetivo de neutralidade climática para 2050, bem como as suas metas intermédias de redução de emissões, além de estabelecer novos objetivos para a redução do consumo de água e plásticos e de implementar ações de proteção da biodiversidade e uma política de bem-estar animal atualizada.
Além destes pontos, no seu compromisso com as pessoas, “a Mango espera, até finais de 2022, tornar-se na primeira grande empresa de moda em Espanha a publicar a lista das suas fábricas Tier 3, relacionada com fornecedores de materiais como tecidos e acessórios têxteis, como um exercício de transparência sobre os seus esforços em prol do bem-estar dos trabalhadores da sua cadeia de abastecimento. Promoverá também, nos próximos anos, projetos de ação social e colaborações com entidades de referência mundial como a Save The Children, a Cruz Vermelha ou a Médicos sem Fronteiras.”