A L’Oréal em Portugal revelou que vai reforçar o apoio, através do seu Fundo internacional ‘Fund for Women’, às associações portuguesas Banco do Bebé, CooLabora, Mulher do Século XXI, Girl Move Academy e APAV, no valor de 50 milhões de euros. Desde o ano passado, o projeto apoiou diretamente 1977 mulheres em Portugal e Moçambique.
O fundo, que conta com 50 milhões de euros para apoio mundial, ajudou as associações portuguesas da seguinte maneira:
- Banco do Bebé: o Fundo financiou o Projeto de Apoio Domiciliário do Banco do Bebé, associação sediada na maternidade Alfredo Costa que acompanha bebés e mães em situação de grande vulnerabilidade. Desde 2022, 217 mulheres já foram ajudadas com este projeto financiado pelo fundo L’Oréal.
- CooLabora: a cooperativa de intervenção social, criada em 2008, prestou apoio direto a 459 mulheres vítimas de violência doméstica. O acompanhamento prestado estendeu-se ao apoio emocional/psicológico, encaminhamento social e informação jurídica.
- Mulher do Século XXI: por via do fundo solidário para apoiar mulheres vulneráveis em todo o mundo, a associação renovou o seu espaço, o que permitiu proporcionar mais conforto a 115 mulheres vítimas de violência doméstica que foram acolhidas pelo espaço com os seus filhos.
- Girl Move Academy: o ‘L’Oréal Fund for Women’ permitiu amplificar o trabalho desenvolvido pela academia que promove talento feminino, aumenta a igualdade de género e promove a transformação sustentável. Desde 2022 até à data chegou a 1 000 mulheres diretamente.
- APAV: o projeto ‘Encontre a Esperança com a APAV’ apoiou diretamente 186 mulheres e meninas, vítimas de violência sexual.
“2022 foi um ano com um balanço positivo no caminho de transformação que temos traçado, tanto a nível ambiental como social, para atingir os objetivos claros e rigorosos que traçámos no programa ‘L’Oréal for the Future’ para 2030. A renovação do apoio prestado às cinco associações Banco do Bebé, CooLabora, Mulher do Século XXI, Girl Move Academy e APAV no âmbito do fundo solidário para apoiar mulheres vulneráveis em todo o mundo representa um passo indelével para a sociedade portuguesa, como também para o mundo como um todo”, comenta Gonçalo Nascimento, Country Coordinator da L’Oréal Portugal.
Durante o evento de sustentabilidade do Grupo, ‘Talks for the Future’, a marca também lembrou ser a única empresa no mundo reconhecida pelo 7º ano consecutivo com o ‘triplo A’ do CDP (Carbon Disclosure Project), a pontuação máxima concedida às organizações em todos os temas ambientais avaliados.
A L’Oréal fez ainda um balanço dos seus esforços em matéria de impacto ambiental. O grupo afirma ter, em 2022, reduzido as emissões de CO2 em 41,1%, o consumo de água em 22,9% e a geração de resíduos em 6,4%, em comparação com 2018.
A companhia revela ainda que 97% das embalagens já foram desenhadas com a filosofia ecodesign em mente e que 75% das embalagens plásticas PET dos produtos L’Oréal já são provenientes de fontes recicladas.
Em Portugal, através da renovação dos escritórios da L’Oréal, a empresa afirma ter obtido uma redução de 46,13% de emissões de CO2, passando de 323 toneladas/ano para 174 toneladas/ano, o que se refletiu nos custos operacionais, nomeadamente, na redução de 30% da fatura energética.