Quantcast
Produção

Ferbar receber certificação ‘IFS Wholesale’

Ferbar receber certificação ‘IFS Wholesale’

A Ferbar é a primeira empresa portuguesa a ser distinguida com a certificação ‘IFS Wholesale’, uma norma criada pela International Featured Standards (IFS), a organização internacional mais reconhecida no que diz respeito ao valor das normas para a garantia da segurança e qualidade de produtos e serviços, a operar desde 2003.

As normas IFS, na qual se incluiu a certificação “IFS Wholesale”, são desenvolvidas para todas as partes interessadas envolvidas na cadeia de abastecimento que pretendam assegurar a qualidade e segurança dos produtos alimentares, não-alimentares ou serviços relacionados, e o cumprimento das especificações definidas pelos clientes.

 

Estas normas conduzem ao cumprimento dos requisitos legais de segurança dos produtos e traduzem-se em regras comuns e transparentes para os fornecedores, sendo a ‘IFS Wholesale’ desenvolvida em particular para a certificação dos sistemas de gestão de empresas de distribuição por grosso.

De forma a receber esta certificação, a Ferbar teve de passar por um processo de avaliação levado a cabo por equipas de auditores da entidade certificadora, assegurando que todos os critérios necessários estão preenchidos: responsabilização dos gestores no topo da hierarquia da empresa, gestão de processos, existência de um sistema de gestão de qualidade e segurança de produto, gestão de recursos, sistemas de defesa de produto e contra food fraud, e sistemas de medição, análise e melhoria contínua.

“Esta certificação alicerça a melhoria contínua dos nossos produtos, serviços e processos no cumprimento de uma norma robusta e exigente que traduz as melhores práticas globais da indústria alimentar”, refere Márcio Barbosa, administrador do Grupo Ferbar para a área de Business Development. “

Do ponto de vista do mercado, a certificação assegura aos nossos clientes que implementamos as melhores práticas para a garantia da qualidade e segurança alimentar dos produtos que fornecemos e do cumprimento das especificações que definem”, acrescenta o responsável.

A ‘IFS Whole’ é reconhecida pela Global Food Safety Iniciative (GFSI) que reúne atores-chave da indústria alimentar para impulsionar, colaborativamente, a melhoria contínua dos sistemas de gestão da segurança alimentar em todo o mundo. Com a visão de produzir alimentos seguros para os consumidores em todos os lugares, os líderes da indústria alimentar criaram o GFSI no ano de 2000, para encontrar soluções colaborativas nesse sentido. A comunidade GFSI trabalha numa base voluntária e é composta pelos principais especialistas mundiais em segurança alimentar de empresas de retalho, produtores, bem como, organizações internacionais, governos, universidades e prestadores de serviços da indústria alimentar global.