Quantcast
Economia Circular

Evian aposta em plástico 100% reciclado

Evian aposta em plástico 100% reciclado

A Evian quer ser uma empresa mais ‘verde’ e anunciou esta semana que pretende tornar-se numa empresa ‘circular’ até 2025, aumentando a utilização de materiais reciclados na sua cadeia de abastecimento e com uma parceria com uma organização não-governamental que se dedica à recolha de plástico nos oceanos.

Uma das primeiras medidas anunciadas passa pela utilização de plástico 100% reciclado em todas as suas garrafas. Atualmente, a maioria das empresas usam garrafas com apenas 7% de plástico reciclado.

 

De acordo com a Fast Company, cerca de um milhão de garrafas de plástico são vendidas em todo o mundo a cada minuto, gerando um desperdício que muitas vezes acaba nos oceanos. Estima-se, inclusive, que em 2021, se utilizem cerca de meio bilião de garrafas de plástico por ano.

Para acabar com este ciclo, a Evian anunciou uma parceria com uma startup canadiana que recicla as garrafas de plástico de uma forma diferente do resto do setor – a Loop Industries. De acordo com a empresa, é utilizado um processo de baixa energia e com pressão e calor mínimos que ‘despolimeriza’ o plástico desperdiçado, transformando-o no mesmo material utilizado para produzir ‘plástico virgem’. O resultado, diz a Loop Industries, “é um plástico com a mesma performance e aspeto do ‘plástico virgem’, mas que evita a utilização de combustíveis”.