A Coca-Cola está a aventurar-se no mundo das lojas autónomas. A reconhecida marca de refrigerantes abriu uma loja experimental na Hungria, mostrando que este não é um segmento exclusivamente reservado ao retalho.
Em parceria com a Kende Retail, a Coca-Cola abriu este espaço comercial sem caixa nem operador na sede da operadora de telecomunicação Yettel, oferecendo uma experiência futurística a quem procura um snack ou bebida.
Segundo a imprensa internacional, o plano da Coca-Cola é de expandir este conceito, abrindo 15 novos espaços comerciais deste género nos próximos três anos, tendo reservado 610 mil euros para o efeito.
De referir que estes espaços oferecem máquinas de venda automática de bebidas quentes e frias, lanches e refeições prontas, sendo que as novas lojas estão equipas com tecnologia de IA oferecem uma experiência de compras sem funcionários e sem dinheiro.
O sistema de IA, usando camaras e sensores, rastreia os movimentos dos clientes e as seleções de produtos, criando um carrinho de compras virtual. Os clientes escolhem os produtos que querem e simplesmente saem da loja.
“Ao longo dos anos, desde a pandemia da COVID-19, o setor retalhista passou por uma transformação significativa. As novas tecnologias criaram raízes, novos hábitos de compra surgiram o setor enfrenta uma notável escassez de mão de obra e a digitalização é generalizada”, lembrou o diretor-geral da Coca-Cola HBC Hungria, Ágnes Kovács.