A Carlsberg apresentou na passada semana a sua primeira garrafa de cerveja feita a partir de fibras de madeira de origem sustentável, 100% biológica e totalmente reciclável. A marca apresentou dois protótipos para a sua ‘Green Fiber Bottle’, a primeira garrafa de cerveja de papel, segundo a Carlsberg.
Com esta aposta, a marca reforça a sua estratégia de sustentabilidade – Together Towards ZERO -, que assume como um dos compromissos atingir zero emissões de carbono nas suas unidades de produção e uma redução de 30% no total da pegada de carbono da sua cadeia de valor até 2030.
Os dois novos protótipos de garrafas sustentáveis são feitos de fibra de madeira de origem sustentável, são totalmente recicláveis e possuem uma barreira interna para permitir que as garrafas contenham cerveja. Um dos ‘modelos’ usa uma fina barreira de filme de polímero PET reciclado e o outro uma barreira de filme de polímero PEF com 100% de base biológica e serão usados para testar a tecnologia de barreira para que possam conter cerveja.
Myriam Shingleton, vice-presidente de desenvolvimento do Carlsberg Group, explica que “continuamos a inovar em todos os nossos formatos de embalagem e estamos satisfeitos com o progresso que fizemos com a Green Fiber Bottle até agora. Embora ainda não tenhamos conseguido o produto final, os dois protótipos são um passo importante para realizar a nossa ambição maior que é levar essa inovação ao mercado. A inovação leva tempo e continuaremos a colaborar com os principais especialistas para superar os desafios técnicos que ainda existem, assim como fizemos com o nosso Snap Pack redutor de plástico”.
A Carlsberg iniciou o projeto para desenvolver uma garrafa feita de fibras de madeira de origem sustentável em 2015 juntamente com os especialistas em inovação ecoXpac, a empresa de embalagens BillerudKorsnäs e investigadores da Danish Technical University, apoiados pelo Innovation Fund Denmark.
Agora, a empresa pretende juntar-se à The Coca-Cola Company, The Absolut Company e à L’Oréal numa parceria que pretende promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis, oferecendo produtos de alta qualidade e reduzindo o impacto ambiental.