A carteira móvel do BNP Paribas chama-se Wa! e permite fazer pagamentos, gerir cupões de compras e programas de fidelização. No contexto de ameaças atual, o banco reforçou a componente de segurança da sua solução de pagamentos eletrónica com o Ezio Mobile Protector da Gemalto.
Recentemente certificada pelo standard de segurança de software ANSSI CSPN, a solução Ezio Mobile Protector é a componente de segurança que passa a estar associada à WA!. A Gemalto explica que o sistema consiste num processo de registo simples, ativado com um código PIN que é enviado por SMS.
A solução combina um kit de desenvolvimento de software (SDK), registo de clientes e servidor de autenticação e vai permitir a quem usa a carteira virtual do PNB Paribas realizar um conjunto de ações a partir da mesma solução. Para além de realizar compras através do telemóvel, pode fazer a gestão de cupões, cartões de desconto ou recompensações, por exemplo.
De acordo com Philippe Cambriel, presidente da Gemalto para Europa, Mediterrâneo e CEI (Comunidade dos Estados Independentes), o Wa! é uma solução de pagamento para vários bancos e canais «totalmente protegida, que representa o futuro da carteira móvel para bancos e retalhistas».
A Wa! está para já a ser testada em França com um dos maiores retalhistas daquele mercado, o Carrefour, mas o objetivo do BNP Paribas, se os resultados da experiência forem positivos, é alargar o serviço a outros parceiros. A solução também pode funcionar com outros bancos e canais.