A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) está a considerar a possibilidade de aumentar ou eliminar por completo o limite atual de 100 libras para pagamentos contactless, de forma a proporcionar “maior flexibilidade e conveniência” tanto para os consumidores como para os retalhistas.
Esta iniciativa surge no âmbito dos esforços da FCA de impulsionar o crescimento económico e promover a inovação nos métodos de pagamento. Segundo a entidade, ao remover ou aumentar o limite existente, é esperado que as transações contactless se tornem mais adaptáveis às necessidades dos utilizadores, especialmente em compras de valor mais elevado, como compras de supermercado.
David Geale, diretor-executivo de pagamentos e ativos digitais da FCA, destacou que 85% da população britânica utiliza, pelo menos uma vez por mês, pagamentos contactless, indicando existir uma “ampla aceitação” desta tecnologia no país. O responsável afirmou ainda que esta é uma oportunidade para explorar melhorias no sistema de pagamentos do Reino Unido, com o intuito de reforçar a confiança dos consumidores.
A FCA está atualmente a recolher opiniões de diversas partes interessadas sobre esta proposta, com um período de consulta pública até dia 9 de maio.
De acordo com a Secretária de Estado Adjunta das Finanças do Reino Unido, “a revisão da FCA dos limites de pagamento sem contacto é um passo bem-vindo para garantir que as famílias possam beneficiar, com segurança, de mais flexibilidade ao fazerem compras”.