Quantcast
Pagamentos

Portugal alinhado com a média da UE no índice de bem-estar – superior ao PIB per capita

Image generator/ChatGPT

Portugal ocupa a 16ª posição no ranking da União Europeia com base no índice de bem-estar, em comparação com o 20º lugar usando o PIB per capita. Os dados foram anunciados no Boletim Económico do Banco de Portugal, que destaca as limitações do PIB per capita na avaliação do nível de vida, apresentando o índice de bem-estar como alternativa.

O PIB per capita é o indicador tipicamente utilizado na comparação do nível de vida entre países. No entanto, este indicador não tem em conta dimensões como o bem-estar, a saúde, a educação, o lazer ou a distribuição do rendimento. Este foi o tema em destaque do Boletim Económico de março de 2024 do Banco de Portugal, que considera que “a inclusão destas dimensões na análise permite evitar um foco excessivo das políticas públicas no aumento do rendimento do País, e favorecer medidas que influenciem aspetos com impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos”.

 

Para tentar suprir as limitações do PIB per capita, surgiram, nas últimas décadas, diversos indicadores alternativos de bem-estar. Os índices compósitos — como o Índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas e o Índice para uma vida melhor da OCDE — são um exemplo, conforme lê-se no documento divulgado pelo Banco de Portugal.

A medida de Jones e Klenow (2016) é outra das abordagens propostas e cobre as dimensões de consumo, tempo de lazer, esperança de vida e desigualdade. “Esta medida assenta no conceito de utilidade esperada ao longo da vida de um indivíduo em cada país” e o tema em destaque pretendeu assim avaliar “o nível de vida dos cidadãos portugueses face ao dos seus pares da UE em 2022, com base no cálculo do índice de bem-estar proposto por Jones e Klenow (2016)”.

 

Os resultados mostram que o índice de bem-estar em Portugal se situava em 87% comparativamente com a média da UE em 2022, “refletindo um menor consumo, mais horas trabalhadas e uma maior desigualdade, apenas parcialmente compensados por uma maior esperança de vida”. A avaliação do nível de vida em Portugal face à UE com base neste indicador é, no entanto, mais favorável que a sugerida pelo PIB per capita (79% do da UE). Com base no índice de bem-estar, Portugal encontra-se na 16ª posição do ranking, o que compara com o 20º lugar quando se utiliza o PIB per capita.

Direitos reservados

O índice de bem-estar de Jones e Klenow pretende assim colmatar estas limitações, considerando variáveis de consumo, tempo de lazer, esperança de vida e desigualdade. “O bem-estar de um país será tanto maior quanto maior for o consumo, as horas de lazer ou a esperança média de vida. Será também tanto maior quanto menos desigual for o país”, informa o Boletim Económico de março de 2024 do Banco de Portugal.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever