Quantcast
Pagamentos

Cartão ou dinheiro? A preferência dos consumidores

Cartão ou dinheiro? A preferência dos consumidores

Mais de metade (60%) dos consumidores europeus ainda considera importante a possibilidade de poder pagar com dinheiro. Mas será o meio preferido? Analisamos o estudo SPACE, realizado pelo Banco Central Europeu, para perceber.

Em Portugal, por exemplo, 58% dos consumidores ainda considera importante ter esta opção. O valor mais baixo foi registado nos Países Baixos e na Eslováquia (46% ambos).

 

Analisando a demografia, pagar com dinheiro é considerado mais importante para os maiores de 55 anos e para aqueles com ensino superior/pós-secundário. Não existem diferenças notáveis entre géneros.

 

Apesar de ser considerado importante, não significa que seja o meio preferido dos consumidores. Desde 2016, a preferência europeia por pagar com dinheiro desceu dos 32% para os 22% em 2022.

Em Portugal, 56% dos consumidores prefere pagar com cartão ou outro tipo de pagamento cashless. 27% não têm preferência e só 17% preferem pagar com dinheiro.

 

Em países como a Bélgica (+ 9 pontos percentuais), Estónia (+ 7 pontos percentuais), França (+ 5 pontos percentuais), e Eslovénia (+ 2 pontos percentuais), a preferência pelos pagamentos com dinheiro físico aumentou desde 2019. Em Portugal, a queda foi de 8 pontos percentuais, sendo o sexto com a maior quebra. Chipre lidera a lista com menos 25 pontos percentuais.

 

Entre as vantagens elencadas para pagar com dinheiro estão o facto de ficarem mais cientes das despesas (40%), o anonimato, proteção e privacidade (40%) e resolução imediata (32%). Já as vantagens do cartão passam por não ser necessário andar com muito dinheiro (62%), ser mais rápido (40%) e mais fácil (37%).

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever